Livro de Thales Ramalho, articulador da redemocratização, será lançado hoje
Biografia retrata sua trajetória será lançado na Academia Pernambucana de Letras
Escute essa reportagem
A Academia Pernambucana de Letras será palco, nesta quinta-feira (14), às 19h30, do lançamento do livro "Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos". A obra, escrita pelo jornalista Cícero Belmar, é uma homenagem ao centenário do político Thales Ramalho, uma das figuras centrais na redemocratização do Brasil, personagem essencial do jogo político de sua época.
O autor, ao reunir e analisar cerca de 90 mil documentos, oferece uma visão detalhada da história política entre 1964 e 1985 em 300 páginas.
Nascido em João Pessoa e radicado no Recife, Thales Ramalho desempenhou papel fundamental como parlamentar em cinco mandatos, sendo um combatente do autoritarismo durante a ditadura militar.
O livro, resultado do trabalho do jornalista Cícero Belmar, revela a importância de Thales na conciliação entre oposição e governo para a conquista da democracia.
O lançamento, que contará com a presença de familiares, amigos e políticos, atende ao desejo de Thales Ramalho, que almejava lançar um livro sobre sua vida política, o que não conseguiu na época. Sua filha, Ana Clara Monteiro, tomou a iniciativa de convidar Cícero Belmar para concretizar esse desejo.
A obra, revisada por Ítalo Rocha e com projeto gráfico de Luiz Arrais, incorpora documentos do Congresso Nacional, do Tribunal de Contas da União, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, da Fundação Getúlio Vargas e da Biblioteca Nacional.
O livro não apenas resgata e registra historicamente a trajetória de Thales Ramalho, mas também serve como fonte de consulta para diversas áreas, atendendo a interesses de políticos, jornalistas, intelectuais, artistas, acadêmicos e pesquisadores em geral.
Comentários