Baile do Menino Deus começa nesta segunda-feira (23) no Marco Zero
Espetáculo encenado no Recife antigo é gratuito e este ano terá Lia de Itamaracá em participação especial
Escute essa reportagem
Começa nesta segunda-feira (23) e segue até a quarta-feira (25), Dia de Natal, a 21ª edição do "Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal". O espetáculo começa sempre às 20h, na Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. O evento é aberto ao público e no dia 25 será transmitido ao vivo pelo canal oficial no YouTube: .https://www.youtube.com/@BailedoMeninoDeus
Declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife este ano de 2024, o espetáculo combina elementos da cultura brasileira e folguedos populares para ambientar o nascimento de Jesus. Na montagem deste ano, a novidade é a união pela primeira vez de Lia de Itamaracá e os maestros Spok e Forró.
REGIONALIDADE
Diferente das representações convencionais, o Baile do Menino Deus é um auto de Natal que não utiliza figuras como Papai Noel, neve ou trenós. No lugar desses elementos estão as nossas manifestações culturais, como frevo, maracatu, cavalo marinho e pastoril. Segundo os autores da peça, Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, a proposta é valorizar as elementos culturais nacionais e homenagear os povos originários da identidade brasileira: indígenas, negros e ibéricos.
A narrativa do espetáculo, que envolve cerca de 300 pessoas, gira em torno de dois brincantes, os Mateus, que guiam o público até a porta onde estaria o Menino Deus. Os protagonistas são interpretados há 20 anos pela mesma dupla de atores: Arilson Lopes e Sóstenes Vidal. A peça aborda temas como esperança e celebração da vida, além de incluir reflexões sobre assuntos contemporâneos, como a destruição ambiental.
A música executada ao vivo é regida pelo maestro Rafael Marques, o elenco musical inclui ainda nomes como Silvério Pessoa, Lucas dos Prazeres e Júlia Souza, além de coros infantil e adulto e dez bailarinos.
O Baile foi criado em 1983 por Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, e estreou no Teatro Valdemar de Oliveira. Em 2004 foi encenado pela primeira vez ao ar livre no Marco Zero.
Serviço:
Quando: 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h
Onde: Praça do Marco Zero, Recife Antigo
Ingresso: gratuito
Transmissão: dia 25, às 20h, pelo canal do YouTube
Duração: 80 minutos
Acessibilidade: espaço para cadeirantes, audiodescrição e intérprete de Libras
Comentários