X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Baile do Menino Deus começa nesta segunda-feira (23) no Marco Zero

Espetáculo encenado no Recife antigo é gratuito e este ano terá Lia de Itamaracá em participação especial


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Baile do Menino Deus começa nesta segunda-feira (23) no Marco Zero
O tradicional Baile do Menino Deus existe há 21 anos e atrai cerca de 70 mil pesssoas ao Marco Zero |  Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (23) e segue até a quarta-feira (25), Dia de Natal, a 21ª edição do "Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal". O espetáculo começa sempre às 20h, na Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. O evento é aberto ao público e no dia 25 será transmitido ao vivo pelo canal oficial no YouTube: .https://www.youtube.com/@BailedoMeninoDeus

Declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife este ano de 2024, o espetáculo combina elementos da cultura brasileira e folguedos populares para ambientar o nascimento de Jesus. Na montagem deste ano, a novidade é a união pela primeira vez de Lia de Itamaracá e os maestros Spok e Forró. 

REGIONALIDADE

Diferente das representações convencionais, o Baile do Menino Deus é um auto de Natal que não utiliza figuras como Papai Noel, neve ou trenós. No lugar desses elementos estão as nossas manifestações culturais, como frevo, maracatu, cavalo marinho e pastoril. Segundo os autores da peça, Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, a proposta é valorizar as elementos culturais nacionais e homenagear os povos originários da identidade brasileira: indígenas, negros e ibéricos.

A narrativa do espetáculo, que envolve cerca de 300 pessoas, gira em torno de dois brincantes, os Mateus, que guiam o público até a porta onde estaria o Menino Deus. Os protagonistas são interpretados há 20 anos pela mesma dupla de atores: Arilson Lopes e Sóstenes Vidal. A peça aborda temas como esperança e celebração da vida, além de incluir reflexões sobre assuntos contemporâneos, como a destruição ambiental.

A música executada ao vivo é regida pelo maestro Rafael Marques, o elenco musical inclui ainda nomes como Silvério Pessoa, Lucas dos Prazeres e Júlia Souza, além de coros infantil e adulto e dez bailarinos. 

O Baile foi criado em 1983 por Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, e estreou no Teatro Valdemar de Oliveira. Em 2004 foi encenado pela primeira vez ao ar livre no Marco Zero. 

Serviço:

Quando: 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h

Onde: Praça do Marco Zero, Recife Antigo

Ingresso: gratuito

Transmissão: dia 25, às 20h, pelo canal do YouTube

Duração: 80 minutos

Acessibilidade: espaço para cadeirantes, audiodescrição e intérprete de Libras

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: