X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Sudene e UFRPE discutem ações para fortalecer o agronegócio

Instituições deram início a uma agenda comum para estimular a inovação e o empreendedorismo no agronegócio do Nordeste


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sudene e UFRPE discutem ações para fortalecer o agronegócio
|  Foto: Divulgação / Agnelo Câmara / Sudene

Em encontro realizado nesta segunda-feira (21), a Superintendência de desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) deram início a uma agenda para integrar as ações das duas instituições voltadas ao fortalecimento da cadeia do agronegócio no Nordeste.

Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral,  a proximidade com as universidades é fundamental para subsidiar as ações da autarquia e a "Universidade Rural de Pernambuco, uma instituição centenária, tem uma experiência muito importante para os desafios que temos à frente no Nordeste", destacou.

Ainda segundo Cabral, o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) destaca a importância de temas como inovação, sustentabilidade, desenvolvimento social e produtivo e educação. Um das possibilidades de atuação da Sudene nesse campo são os recursos orçamentários do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste para o custeio de atividades em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de interesse do desenvolvimento regional. Atualmente, este projeto conta com investimento de R$ 6 milhões da Sudene e beneficia 103 empresas localizadas nos onze estados na área de influência da autarquia. 

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, ressaltou que a universidade tem se destacado no estímulo de pesquisas e ações que unam o potencial de Pernambuco no setor de tecnologia da inovação às necessidades do setor agropecuário regional. “Nós temos janelas de oportunidades que surgem especialmente na junção das ciências agrárias com as tecnologias. E a gente precisa aproximar esses campos”, disse. 

Sudene e URFPE devem, a partir de agora, construir uma agenda de interesses comuns. O primeiro encaminhamento sugerido foi um novo encontro, desta vez com as áreas técnicas das instituições para identificação de pontos de convergência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: