Prefeitura capacita mais de 300 microempreendedores em digitalização dos negócios
Programa Salto Tecnológico ampliou as vendas as vendas online dos empreendedores em 30%
Escute essa reportagem

Nesta quarta-feira (22), às 19h, a Prefeitura do Recife entrega a última turma do Programa Salto Tecnológico, capacitação voltada para melhorar a gestão e a presença digital de Microempreendedores Individuais, Empresas de Pequeno Porte e Microempresas do Recife.
Foram 347 empreendimentos participantes, que aprenderam a utilizar nos seus negócios recursos tecnológicos nas áreas de gestão, marketing e vendas em ambiente digital. Segundo a PCR, um relatório de avaliação dos treinamentos mostrou que os participantes ampliaram a comercialização de produtos em 30% ainda durante o treinamento.
O programa Salto Tecnológico foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, por meio do Investe Recife, e tinha duração de três meses, com aulas online e presenciais, além de uma consultoria personalizada feita por analistas do Sebrae-PE, instituição parceira do projeto.
Os 347 negócios selecionados foram divididos em turmas distintas e tiveram acesso a 42 horas de consultoria individualizada e a nove encontros coletivos para compartilhar estratégias para acelerar a transformação digital, melhorar processos, reduzir custos e, sobretudo, aumentar o faturamento. O programa tem investimento de cerca de R$ 900 mil, sendo um terço do total apoiado pela Prefeitura do Recife.
BALANÇO
Foram realizadas 30 turmas e, do total, o maior número das empresas participantes (45%) atuam no setor de Comércio. Deste total, a maioria (59%) realiza atividades econômicas na área de Alimentação e Bebidas. O setor de Serviços registrou 41% dos empreendedores participantes e, na sua maioria (33%) detém negócios na área de Beleza e Higiene Pessoal.
A participação do setor de Educação ficou em 11%. Deste total, 55% atuam com cursos profissionalizantes. Os outros 4% possuem empresas ligadas ao segmento de Construção, mais especificamente atuando nas atividades de obras de alvenaria.
Em se tratando da Natureza Jurídica, o maior número de inscritos (68%) é de MEI. No recorte de gênero, 56% dos empreendedores treinados são mulheres. Em termos de faturamento, mais da metade dos inscritos (55%) registrou um faturamento de até R$ 5 mil mensais em vendas online.
O diagnóstico inicial apontou que 46% das empresas entendem que o principal desafio para utilizar as plataformas de mídias digitais e ferramentas de gestão e controles é a falta de conhecimento em relação ao negócio e ao mercado.
PALESTRA E NETWORK
Uma palestra sobre inovação nos micro e pequenos negócios e uma dinâmica de networking para interação e apresentação de produtos e serviços marcam o encerramento do programa Salto Tecnológico. Aberto ao público, o encontro de negócios "Um Salto para o sucesso" acontecerá no dia 22 de novembro, às 19h, na sede do Sebrae-PE (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro). As inscrições podem ser feitas através deste link (https://curtlink.com/dT2m).
A palestra será feita pelo Chief Technology Officer (CTO) da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Rafael Figueiredo Bezerra. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela, e a diretora técnica do Sebrae-PE, Josiane Ferreira, serão responsáveis pela abertura oficial.
Será uma oportunidade para conhecer as histórias de sucesso de pessoas que resolveram se tornar empresárias em diferentes áreas e que já durante a capacitação puderam ampliar as suas conexões e ampliar seus negócios.
Comentários