Licitação do Arco Metropolitano Sul é publicada com investimento de R$ 744 milhões
Governadora Raquel Lyra promete iniciar o maior projeto de infraestrutura viária da RMR
Escute essa reportagem
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), divulgou neste sábado (28), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para o segundo trecho do Arco Metropolitano.
O segmento, com 25,3 quilômetros de extensão, liga o município de Moreno à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho. Com um investimento estadual estimado em R$ 744 milhões, a governadora Raquel Lyra promete iniciar o maior projeto de infraestrutura viária da Região Metropolitana do Recife, voltado para transformar a mobilidade local.
As obras deste trecho Sul do Arco Metropolitano estão programadas para começar em abril de 2025.
“Quando nós chegamos ao governo, 70% da nossa malha rodoviária eram consideradas ruim ou péssima e virar esse jogo sempre esteve entre as nossas prioridades. Lançamos, hoje, o edital de licitação para o segmento Sul do Arco Metropolitano e damos mais um passo importante para avançar neste que é um dos principais projetos viários do nosso Estado”, disse a governadora.
Segundo ela, o objetivo é devolver Pernambuco ao lugar de destaque no Nordeste e no Brasil de onde ele nunca deveria ter saído. “Só vamos conseguir esse resultado investindo na nossa infraestrutura. Essa é uma das vias mais sonhadas pelo povo pernambucano e que agora vai se tornar uma realidade para todos por meio do PE na Estrada”, afirmou Raquel Lyra.
Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, a entrega do Arco Metropolitano terá um impacto significativo nas vidas de quem trafega pelos municípios do entorno da capital pernambucana.
“Estamos trabalhando há vários meses nessa obra e ela tem grande impacto na Região Metropolitana. O Arco tem relevância não só na questão da produção e no escoamento. A partir do momento em que ele estiver concluído, vamos conseguir desafogar o trânsito pesado da BR-101, e com isso começamos a desafogar todas as outras vias complementares do Grande Recife”, enfatizou.
O diretor-presidente do DER, Rivaldo Melo, destacou que o Arco Metropolitano é uma obra estratégica para o desenvolvimento de Pernambuco, com impacto significativo na mobilidade da Região Metropolitana do Recife e municípios do entorno.
Segundo ele, o projeto trará melhorias no fluxo de veículos, maior eficiência no transporte de mercadorias e integração entre cidades. “Essa é uma das nossas prioridades para assegurar mais segurança e qualidade de vida para quem utiliza essas vias diariamente,” afirmou.
Comentários