X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Licitação do Arco Metropolitano Sul é publicada com investimento de R$ 744 milhões

Governadora Raquel Lyra promete iniciar o maior projeto de infraestrutura viária da RMR


Ouvir

Escute essa reportagem

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), divulgou neste sábado (28), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para o segundo trecho do Arco Metropolitano.

O segmento, com 25,3 quilômetros de extensão, liga o município de Moreno à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho. Com um investimento estadual estimado em R$ 744 milhões, a governadora Raquel Lyra promete iniciar o maior projeto de infraestrutura viária da Região Metropolitana do Recife, voltado para transformar a mobilidade local.

As obras deste trecho Sul do Arco Metropolitano estão programadas para começar em abril de 2025.

“Quando nós chegamos ao governo, 70% da nossa malha rodoviária eram consideradas ruim ou péssima e virar esse jogo sempre esteve entre as nossas prioridades. Lançamos, hoje, o edital de licitação para o segmento Sul do Arco Metropolitano e damos mais um passo importante para avançar neste que é um dos principais projetos viários do nosso Estado”, disse a governadora.

Segundo ela, o objetivo é devolver Pernambuco ao lugar de destaque no Nordeste e no Brasil de onde ele nunca deveria ter saído. “Só vamos conseguir esse resultado investindo na nossa infraestrutura. Essa é uma das vias mais sonhadas pelo povo pernambucano e que agora vai se tornar uma realidade para todos por meio do PE na Estrada”, afirmou Raquel Lyra.

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, a entrega do Arco Metropolitano terá um impacto significativo nas vidas de quem trafega pelos municípios do entorno da capital pernambucana.

“Estamos trabalhando há vários meses nessa obra e ela tem grande impacto na Região Metropolitana. O Arco tem relevância não só na questão da produção e no escoamento. A partir do momento em que ele estiver concluído, vamos conseguir desafogar o trânsito pesado da BR-101, e com isso começamos a desafogar todas as outras vias complementares do Grande Recife”, enfatizou.

O diretor-presidente do DER, Rivaldo Melo, destacou que o Arco Metropolitano é uma obra estratégica para o desenvolvimento de Pernambuco, com impacto significativo na mobilidade da Região Metropolitana do Recife e municípios do entorno.

Segundo ele, o projeto trará melhorias no fluxo de veículos, maior eficiência no transporte de mercadorias e integração entre cidades. “Essa é uma das nossas prioridades para assegurar mais segurança e qualidade de vida para quem utiliza essas vias diariamente,” afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: