Governo Federal e Consórcio Nordeste discutem desenvolvimento da região
Encontro foi comandado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmim, e teve participação de ministros e governadores
Escute essa reportagem
O desenvolvimento do Nordeste foi tema um encontro realizado nesta quarta-feira (26), em Brasília, reunindo o governo federal, governadores e o Consórcio Nordeste, entidade que congrega representação dos nove estados nordestinos. O evento "Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste" foi comandado pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Pelo Governo Federal estiverem presentes também os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; a diretora de Desenvolvimento Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello.
Pelo Consórcio Nordeste participaram o secretário-executivo da instituição, Carlos Gabas, os governadores do Ceará, Elmano de Freitas; de Pernambuco, Raquel Lyra; e do Maranhão, Carlos Brandão; além do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; e representantes dos estados da Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas.
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, a melhor maneira de promover o desenvolvimento e ter boas políticas públicas é através da parceria entre os entes federativos. Alckmim destacou que cada estado tem a sua singularidade e características próprias, mas há muitos temas que são regionais, como a questão ambiental, transição energética, o programa de cisternas e a transposição do Rio São Francisco.
Presente ao encontro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, apresentou a conclusão do trecho até Suape da Ferrovia Transnordestina, no que foi apoiada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas; como uma das prioridades do estado. Raquel Lyra também destacou temas como saúde, segurança, meio ambiente, desenvolvimento do semiárido e o combate integrado ao crime organizado.
A região da Caatinga também foi destacada pelo vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, que ressaltou a importância da criação de políticas públicas para recuperação do bioma e inclusão social da população do semiárido brasileiro. Já o governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a aptidão do Nordeste para a geração de energias renováveis e ressaltou a relação do novo governo com outros países como fundamental para a atração de investimentos.
O superintendente da Sudene, órgão vinculado ao Ministério da Integração, Danilo Cabral, apresentou o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e ressaltou o novo momento vivido pela Superintendência para restabelecer o diálogo com os governos estaduais e os setores produtivos com o objetivo de retomar o protagonismo nordestino no cenário nacional.
Comentários