X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Governo Federal e Consórcio Nordeste discutem desenvolvimento da região

Encontro foi comandado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmim, e teve participação de ministros e governadores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo Federal e Consórcio Nordeste discutem desenvolvimento da região
|  Foto: Divulgação / Cadu Gomes / VPR

O desenvolvimento do Nordeste foi tema um encontro realizado nesta quarta-feira (26), em Brasília, reunindo o governo federal, governadores e o Consórcio Nordeste, entidade que congrega representação dos nove estados nordestinos. O evento "Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste" foi comandado pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Pelo Governo Federal estiverem presentes também os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; a diretora de Desenvolvimento Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello.

Pelo Consórcio Nordeste participaram o secretário-executivo da instituição, Carlos Gabas, os governadores do Ceará, Elmano de Freitas; de Pernambuco, Raquel Lyra; e do Maranhão, Carlos Brandão; além do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; e representantes dos estados da Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas. 

Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, a melhor maneira de promover o desenvolvimento e ter boas políticas públicas é através da parceria entre os entes federativos. Alckmim destacou que cada estado tem a sua singularidade e características próprias, mas há muitos temas que são regionais, como a questão ambiental, transição energética, o programa de cisternas e a transposição do Rio São Francisco.

Presente ao encontro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, apresentou a conclusão do trecho até Suape da Ferrovia Transnordestina, no que foi apoiada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas; como uma das prioridades do estado. Raquel Lyra também destacou temas como saúde, segurança, meio ambiente, desenvolvimento do semiárido e o combate integrado ao crime organizado.

A região da Caatinga também foi destacada pelo vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, que ressaltou a importância da criação de políticas públicas para recuperação do bioma e inclusão social da população do semiárido brasileiro. Já o governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a aptidão do Nordeste para a geração de energias renováveis e ressaltou a relação do novo governo com outros países como fundamental para a atração de investimentos.

O superintendente da Sudene, órgão vinculado ao Ministério da Integração, Danilo Cabral, apresentou o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e ressaltou o novo momento vivido pela Superintendência para restabelecer o diálogo com os governos estaduais e os setores produtivos com o objetivo de retomar o protagonismo nordestino no cenário nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: