Festas de final de ano projetam contratação de 2.602 temporários em Pernambuco
O setor de hipermercados terá a maior absorção, com previsão de contratar 1.329 profissionais
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Projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que haverá contratação de 2.602 trabalhadores temporários para trabalhar nas festas de final de ano. O setor de hipermercados terá a maior absorção, com previsão de contratar 1.329 profissionais neste período, seguido por lojas de utilidade doméstica e eletroeletrônicos (458) e vestuários e calçados (343).
Embora 73,4% dos consumidores pernambucanos tenham planos de celebrar o Natal e o Réveillon em 2023, a projeção de contratos temporários para o Natal atinge seu ponto mais baixo nos últimos três anos e patamar próximo ao de 10 anos atrás, quando houve contratação de 2.592 trabalhadores temporários em Pernambuco.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, lembra que, desde 2014, o País luta para retomar a marca de 300 mil postos de trabalho temporário por conta de uma série de desafios econômicos vivenciados, incluindo a recessão ocorrida entre 2015 e 2016, seguida pela queda da atividade econômica durante a pandemia de Covid-19.
“No entanto, agora, pela primeira vez em uma década, o Brasil parece estar se organizando de forma mais eficiente, e isso é especialmente notável nos setores de comércio e serviços, que representam mais de 90% das vagas”, afirma o presidente da Confederação.
Resiliência

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, comentou o estudo. Para ele, será necessário resiliência. “Estamos diante de um cenário nacional e estadual que demandará resiliência e a capacidade de inovação do setor comercial, atributos fundamentais para superarmos adversidades circunstanciais e construirmos uma base sólida para o futuro”.
De acordo com Bernardo Peixoto, os segmentos mais promissores, como hipermercados, supermercados, vestuários e calçados, demonstram que existem nichos de mercado prontos para impulsionar a recuperação. “Com estratégias inovadoras e um foco renovado no atendimento ao cliente, temos a confiança de que o comércio em Pernambuco poderá não apenas enfrentar, mas também superar esses desafios".
Natal - Estimativas da CNC indicam que a movimentação financeira durante o período natalino de 2023 atingirá aproximadamente R$ 1,45 bilhão. Apesar de expressivo, esse resultado corresponde a uma redução de 2,3% em comparação ao ano anterior, sendo o nível mais baixo desde 2008, quando registrou-se R$ 1,42 bilhão.
Hipermercados e supermercados
Os setores mais destacados em termos de vendas neste Natal incluem hipermercados e supermercados, com uma projeção de movimentação de mais de R$ 582,17 milhões, seguidos por vestuários e calçados (R$ 444,77 milhões) e utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com um total estimado de R$ 200,97 milhões.
Comemorações em casa
Uma sondagem de opinião conduzida pela Fecomércio-PE, em parceria com a Ceplan Consultoria, também revelou que 60,8% dos pernambucanos optarão por comemorações em casa, enquanto 26,6% planejam realizar compras pessoais e 21,1% têm a intenção de fazer uma viagem.
O gasto médio estimado em presentes para o final do ano é de R$ 158 por consumidor. Itens semi duráveis, como roupas (49%), brinquedos não eletrônicos (28,8%), perfumes e cosméticos (25,3%) e calçados (17,7%), lideram a lista de preferências.
A expectativa dos empresários é otimista, com 72,8% no varejo acreditando em um aumento nas vendas em relação a 2022. No segmento de alimentação do comércio tradicional, 49% esperam um desempenho igual ao do ano passado.
Projetando crescimento, os empresários do varejo estimam aumento nas vendas de 14,8%, no comércio tradicional, e 18,4% nos shoppings centers. No segmento de alimentação, a expectativa é de avanço de 7%, no comércio tradicional, e 9,5% nos shoppings centers.
Quanto aos meios de pagamento, 49% dos consumidores pretendem utilizar cartão de crédito, enquanto 78% planejam efetuar pagamentos à vista. Vale notar que a soma das porcentagens ultrapassa 100% devido à possibilidade de os consumidores escolherem mais de uma opção de pagamento simultaneamente.
Empresários e gestores estão concentrando esforços em diversas estratégias para impulsionar as vendas, destacando-se a promoção de produtos e serviços por meio digital, com ênfase no setor varejista. No âmbito da alimentação, as abordagens preferenciais incluem o estímulo à equipe de colaboradores e a divulgação de produtos através das redes sociais e do WhatsApp.
Segundo o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, “a pesquisa destaca o otimismo entre os empresários do varejo em relação às festividades de fim de ano. Notavelmente, os consumidores demonstram uma intenção de aumento de gastos, estimando um acréscimo de 34% em comparação ao ano anterior. Essa tendência revela uma disponibilidade financeira mais robusta e uma maior propensão a gastar durante a temporada festiva".
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