X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Usina solar pernambucana começa a operar no Sertão do estado

Complexo São Pedro e Paulo na cidade de Flores, recebeu autorização da Aneel para comercializar energia elétrica


Imagem ilustrativa da imagem Usina solar pernambucana começa a operar no Sertão do estado
Usina solar é um projeto das empresas pernambucanas Kroma Energia e Elétron Energy |  Foto: Divulgação

O Complexo São Pedro e Paulo, projeto em conjunto das empresas pernambucanas Kroma Energia e Elétron Energy, recebeu a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para entrar em operação comercial, com isso, as usinas solares fotovoltaicas do complexo, localizado no município de Flores, a 387 km do Recife, podem iniciar a venda de energia.

“É um dos passos mais importantes de uma usina. Isso significa que já foram feitos todos os testes e que o Operador Nacional do Sistema Elétrico indicou que estamos aptos para entrar em operação comercial”, salienta o gerente de Geração de Energia da Kroma, Filipe Godoy Souza. As usinas autorizadas pela Aneel são: São Pedro e Paulo I, São Pedro e Paulo V, São Pedro e Paulo VI e e São Pedro e Paulo VIII. Juntas, essas unidades somam 83,9 megawatts (MW) de capacidade.

NOVAS INSTALAÇÕES

Ao todo, a Kroma Energia totaliza 1,8 gigawatts (GW) comercializados e um total de 500 unidades consumidoras sob sua gestão. Em termos de geração, a Kroma soma 4,6 GW em projetos de geração de energia elétrica, entre potência já instalada e projetos que estão em fase de instalação.

Em paralelo, a Kroma, que é pioneira em comercialização de energia no Nordeste, está desenvolvendo uma nova usina, o Complexo Arapuá, localizado no município de Jaguaruana (CE), com capacidade de 250 MWp em sua primeira fase, e o Complexo Colinas, localizado no município de Brejão (PE), com capacidade de 130 MWp. A previsão é que ambas as usinas entrem em operação em 2026.

A Kroma Energia é uma empresa pernambucana, fundada em 2008, que atua no desenvolvimento de projetos de geração e na comercialização de energia, sendo um agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e integrante da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: