Universidade Católica de Pernambuco sedia seminário do Inep
Representantes de Instituições de Ensino Superior e do Inep irão discutir o fortalecimento e aperfeiçoamento dos processos de avaliação
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A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) vai sediar, nesta quinta (27) e sexta (28), o Seminário da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Nordeste. Durante dois dias, representantes de Instituições de Ensino Superior da região e do próprio Inep irão discutir o fortalecimento e aperfeiçoamento dos processos de avaliação.
A abertura do evento ocorrerá no auditório G2, às 14h, desta quinta-feira (27), com a participação do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, que abordará as experiências de avaliação vivenciadas pela Católica. A programação inicial incluirá debates sobre ações e perspectivas e a construção de um modelo multidimensional de avaliação.
Na sexta-feira (28), a programação será dedicada a oficinas que tratarão de temas como acompanhamento de egressos, avaliação dos estágios supervisionados, pesquisa e iniciação científica, visibilidade da extensão e autoavaliação institucional.
A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Inep tem realizado esforços para fortalecer e aperfeiçoar os instrumentos e processos avaliativos sob sua responsabilidade, especialmente aqueles relacionados à avaliação in loco de cursos e instituições, ao Enade e aos indicadores de Qualidade da Educação Superior. Os "Seminários DAES" são encontros regionais planejados para conhecer boas práticas institucionais e desenvolver ações conjuntas com as instituições de educação superior e associações representativas da educação superior em cada região do país.
Esta iniciativa visa conhecer as ações desenvolvidas pelas IES, com especial interesse nas experiências das instituições da Região Nordeste que possam não estar totalmente captadas pelos instrumentos de avaliação do Inep. Exemplos incluem avaliação e mapeamento de atividades de extensão, iniciação científica e pesquisa na graduação; acompanhamento de egressos; iniciativas de autoavaliação institucional; modelos de avaliação dos estágios supervisionados, especialmente nos cursos de licenciatura; avaliação da percepção discente sobre o processo formativo; políticas de assistência estudantil; e medidas de análise da trajetória dos estudantes em diferentes itinerários formativos.
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