Termina nesta terça (7) prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições
Eleitores de Olinda e Paulista, cidades onde aconteceu 2º turno, que não votaram devem justificar
Escute essa reportagem
Com informações do repórter Carlos Simões, da TV Tribuna
Cerca de 40 mil eleitores de Olinda e Paulista não votaram no segundo turno das eleições em 2024, segundo o TRE-PE. O prazo para apresentar a justificatvia de ausência termina nesta terça-feira (7). Quem não votou e não justificou a falta fica em dívida com a Justiça Eleitoral e pode ficar impedido de tirar passaporte, abrir conta em banco, assumir cargos públicos, entre outras sanções.
A justificativa pode ser feita on-line pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica no Portal do @tsejus, ou ainda presencialmente em algum cartório eleitoral. Em entrevista ao repórter Carlos Simões, da TV Tribuna, o diretor geral do TRE-PE, Orson Lemos, explicou que a justificativa exige que o eleitor apresente documentos que comprovem o motivo da ausência. "Por exemplo, o eleitor não votou por motivo de saúde. Então ele terá que apresentar ao juiz da zona eleitoral um atestado médico. Se foi por motivo de trabalho, terá que ter uma declaração do empregador; se o motivo foi por viagem terá que juntar comprovantes como passagens ou notas de hotéis. Qualquer que seja o motivo, caberá ao juiz eleitoral analisar e aceitar ou não a justificativa", informou Orson Lemos.
A partir deste dia 8 de janeiro (quarta-feira), o eleitor que não votou e nem justificou até às 23h 59 minutos do dia 7, terá que pagar uma multa, baixando um Guia da Recolhimento da União, (GRU), no site do TRE para pagar o valor de R$ 3,50. O valor é baixo, mais como lembra o diretor do TRE-PE, é uma obrigação a mais, enquanto a justificativa é rápida e gratuita. No Brasil o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para menores de 16 anos, idosos a partir de 70 anos e analfabetos.
Comentários