X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Termina esta semana a campanha de vacinação contra febre aftosa em Pernambuco

Produtores de todos os municípios estão sendo convocados para concluir a vacinação dos rebanhos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Termina esta semana a campanha de vacinação contra febre aftosa em Pernambuco
|  Foto: Divulgação/Adagro-PE

Termina na próxima quarta-feira a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco - Adagro alerta para que produtores rurais dos 184 municípios do estado fiquem atentos ao prazo.

Além de vacinar, os criadores devem declarar a vacina até 15 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet, acessando o site adagro.pe.gov.br, plataforma Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3). 

O produtor que perder o prazo está sujeito a multas e sanções, e pode ser impactado com prejuízos econômicos.

Na primeira etapa de vacinação, realizada em maio deste ano, Pernambuco imunizou 2,1 milhões de cabeças de gado dos rebanhos bovino e bubalino, o que representa 95% do total de animais do estado. 

Nesta segunda etapa a meta é vacinar cerca de 710 mil animais abaixo de 24 meses. A vacina pode ser adquirida durante o período da campanha nas casas agropecuárias e farmácias veterinárias cadastradas pela Adagro. 

O Estado não registra casos de febre aftosa desde 1998 mas, para manter o reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária como área livre de febre aftosa com vacinação, Pernambuco precisar comprovar índices acima de 90% do total de animais imunizados.  “É imprescindível que os criadores vacinem seus rebanhos, garantindo a sanidade dos animais, além de manter o status estadual de vacinação, requisito que impacta economicamente o setor”, salientou a secretária da SDA, Ellen Viégas.

O Brasil tem como meta até 2026 de atender aos requisitos da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para receber o status de rebanho livre da febre aftosa sem vacinação. O reconhecimento internacional impacta positivamente toda cadeia produtiva do agronegócio.

AFTOSA

A doença é transmitida pelo vírus da aftosa e altamente contagiosa, afetando rebanhos de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. O animal apresenta febre alta, salivação, aftas na boca, úbere e região interdigital, perda de peso, dificuldade para pastar e queda na produção de leite. 

VACINAÇÃO

Vacinação: Período da vacinação: 1 a 30 de novembro de 2023

Rebanho a ser vacinado: bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade

Status: obrigatória

Abrangência: Estado de Pernambuco

Prazo para a declaração: Até 15 de dezembro/2023 nas 11 regionais da Adagro/PE ou pela internet, acessando o site adagro.pe.gov.br, plataforma Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3). 

Informações: 0800 081 1020 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: