X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Rosemary Oliveira volta a reger a Orquestra Sinfônica do Recife e Aria Social

Serão duas apresentações na quarta e quinta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Rosemary Oliveira volta a reger a Orquestra Sinfônica do Recife e Aria Social
|  Foto: Divulgação/Fernando Azevedo-Aria Social

O Teatro de Santa Isabel, no Recife, recebe nas próximas quarta e quinta-feira, apresentações da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e o Aria Social, com regência da maestrina Rosemary Oliveira.

Os concertos são gratuitos e começam às 20. Os ingressos são distribuídos pela internet via Conecta Recife, no dia anterior às apresentações; e na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. 

Serão mais duas oportunidades de assistir ao concerto histórico que lotou o teatro no início do mês, com a orquestra regida por uma mulher após 73 anos. 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura,  promove as apresentações que contam com os cantores líricos Rodrigo Lins e Gleyce Vieira, integrantes do projeto, e 58 jovens do Coro do Aria Social. 

Na manhã da terça-feira (28/11), a convite da OSR, a maestrina Rosemary Oliveira e integrantes do Coro do Aria Social participam do Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife, para alunos da rede municipal de ensino. 

O programa pretende formar plateia para a música erudita, além de ampliar a cultura musical de crianças e jovens. Durante o Concerto Didático, os estudantes conhecem os instrumentos de percussão, metais, madeiras e cordas que compõem a orquestra e como funciona o conjunto. As aulas-concerto da OSR, que ocorrem regularmente, são realizadas por meio de parceria entre as secretarias de Educação; Esporte e Lazer; e Cultura. 

Nas noites de quarta e quinta-feira, a OSR e o Aria Social apresentarão, na primeira parte do programa, as árias “Se vuol ballare”, “Voi, Che Sapete” e “Cinque… diece… venti… trenta”, de Bodas de Fígaro, de Mozart, com os solos de Rodrigo Lins e Gleyce Vieira. 

Na segunda parte, “Missa Armorial”, obra-prima do compositor pernambucano Capiba, com arranjo do maestro Clóvis Pereira, e o Coro do Aria Social, que, além cantar, realiza uma coreografia impactante, com movimentos que conferem linda plasticidade visual. O figurino é de Beth Gaudêncio e a coreografia é de Ana Emília Freire.

Rosemary Oliveira foi convidada para reger a orquestra pelo diretor artístico e maestro titular da OSR,  Lanfranco Marcelletti Jr., que impressionou-se com o talento musical da pernambucana após assistir ao musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, comemorativo aos 30 anos do Aria Social.

Rosemary tornou-se, assim, a primeira mulher a reger a Sinfônica do Recife desde a apresentação de Leonídia Sodré (1903-1975), primeira maestrina do Brasil e da América do Sul, realizada em setembro de 1950.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: