X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Qual fenômeno inesperado levou banhistas a saírem da barragem em Salgueiro?

Evento ocorrido no Sertão de Pernambuco ainda repercute nas redes sociais, gerando preocupações e brincadeiras


Ouvir

Escute essa reportagem


O fenômeno meteorológico que forçou os banhistas a deixarem rapidamente as águas da Barragem Mangueira, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, é chamado de “vórtice de pequena escala” ou “redemoinho” Divulgação do Blog Petrolina em Destaque

O fenômeno meteorológico que forçou os banhistas a deixarem rapidamente as águas da Barragem Mangueira, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, é chamado de “vórtice de pequena escala” ou “redemoinho”. Ele é formado pela diferença de temperatura entre o ar e a superfície da água. A explicação foi dada ao Tribuna Online PE por Morgana Almeida, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O evento até hoje repercute nas redes sociais, levantando preocupações. O redemoinho se formou nas águas da barragem no último domingo (13), quando moradores da cidade e crianças estavam se divertindo no local, considerado um dos pontos turísticos da região. Um morador, de nome ainda não identificado, começou a filmar e pedir que as pessoas deixassem as águas. Algumas saíram, outras paralisaram e ficaram observando o movimento nas águas.

Para quem nunca viu o fenômeno, parecia um disco voador que tentava pousar na água, fazendo um círculo mediano. Todos ficaram olhando sem entender, enquanto um rapaz pedia para que os banhistas deixassem a água.

Imagem ilustrativa da imagem Qual fenômeno inesperado levou banhistas a saírem da barragem em Salgueiro?
Para quem nunca viu o fenômeno, parecia um disco voador que tentava pousar na água, fazendo um círculo mediano. Todos ficaram olhando sem entender, enquanto um rapaz pedia para que os banhistas deixassem a água |  Foto: Reprodução do Blog Petrolina em Destaque

O redemoinho saiu das águas e veio até a margem, arrastando galhos e espinhos da vegetação local até se dissipar. Algumas pessoas chegaram a ficar feridas. O vídeo foi divulgado pelo blog Petrolina em Destaque e enviado à produção daTV Tribuna/Band.

Segundo Morgana, o redemoinho é formado pela diferença de temperatura entre o ar e a superfície da água. “Com isso, é gerada uma diferença de pressão que inicia essa rotação, dando origem ao redemoinho. Este é um fenômeno local. Às vezes, pode ser formado numa área descampada ou numa queimada (incêndios)”, declarou.

De acordo com a especialista, o redemoinho não tem a ver com os ventos fortes que estão atingindo algumas regiões do País, inclusive o Nordeste. “No último final de semana, as temperaturas estavam muito elevadas e a umidade muito baixa, uma condição de maiores contrastes entre a água e a terra. Ao sair da superfície da água, o redemoinho tem sim ventos mais fortes, mas ao tocar a terra, enfraquece, perde força e dissipa (acaba)”, acrescentou.

A meteorologista do INMET declarou que nos próximos dias, até o domingo dia 20, as condições meteorológicas podem favorecer à ocorrência de pancadas de chuva pontuais (isoladas) no Sertão do Estado. “Essa condição marca o início da transição entre o término do período seco e as primeiras chuvas da próxima estação”. No caso de um fenômeno como este, o ideal é sair mesmo da água e se proteger.

O episódio provocou algumas divergência de opiniões nas redes sociais e até brincadeiras. Um dos internautas disse que o “câmera” estava de parabéns, por filmar tudo até o final. Outro brincou, afirmando que ele pediu para todo mundo sair da água, mas não se protegeu, pelo contrário, continuou filmando. “Pelos galhos batendo com força nas costas (das pessoas), era melhor ter ficado na água”, brincou Luiz H Barbosa, profissional de Cybersecurity e Tecnologia.

Saiba o que um redemoinho pode provocar

Deslocamento de objetos: o redemoinho pode arrastar galhos, folhas e outros detritos da vegetação local, conforme mencionado no seu relato. Isso ocorre porque a força do vórtice cria um movimento de rotação que pode puxar objetos leves para dentro de sua correnteza.

Ferimentos em banhistas: a presença de um redemoinho nas águas pode surpreender os banhistas, levando a uma situação de pânico. Algumas pessoas ficaram feridas pelos espinhos da vegetação quando tentavam se afastar da área afetada.

Desorientação e perigo para nadadores: O fenômeno pode causar desorientação entre aqueles que estão nadando, pois o movimento do redemoinho pode dificultar o retorno à superfície ou à margem. Isso aumenta o risco de afogamento, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com o fenômeno.

Impacto psicológico: a presença de um redemoinho pode causar pânico entre os banhistas, levando a uma saída apressada das águas, como aconteceu em Salgueiro. Isso pode resultar em acidentes ou ferimentos devido à pressa para se afastar da área.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: