Profissionais de saúde da rede pública estadual reforçam cuidados com hipertensão
Pernambuco dá início à Caravana da Hipertensão para qualificação de profissionais de saúde
Escute essa reportagem

As secretarias estaduais de Saúde, de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape/UPE), deram início, nesta segunda-feira (31), à Caravana de Qualificação em Hipertensão. Em cinco dias o projeto vai ser apresentado em nove municípios, capacitando médicos e demais profissionais da Atenção Primária e Especializada para reforçar a linha de cuidado da hipertensão, desde o diagnóstico até o tratamento adequado da doença.
A abertura oficial aconteceu no auditório do Procape, no Recife, e contou com a presença de autoridades da área da saúde. A primeira capacitação foi ministrada pelo cardiologista Audes Feitosa, coordenador do Serviço de Hipertensão e Prevenção Cardiometabólica e Renal da unidade.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a rede de atenção à hipertensão em Pernambuco. “A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, mas suas complicações podem ser evitadas com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Com a Caravana, queremos garantir que nossos profissionais tenham acesso às melhores práticas e protocolos atualizados, qualificando o atendimento à população pernambucana”, afirmou Zilda Cavalcanti.
FORTALECENDO O SUS
A Universidade de Pernambuco (UPE) garantiu o compromisso com a capacitação dos profissionais de saúde. Representando a reitoria da instituição de ensino, José Roberto Cavalcanti ressaltou a importância da parceria entre a academia e a gestão pública. “A UPE está de portas abertas para iniciativas como esta, que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da qualificação de profissionais e estudantes”, pontuou José Roberto Cavalcanti.
Após a passagem pelo Recife, a Caravana seguirá para cidades-sede das Gerências Regionais de Saúde (Geres), contemplando Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina. Além das capacitações presenciais, o projeto inclui mentorias semanais online sobre temas como diagnóstico precoce, manejo farmacológico, novas tecnologias no tratamento da hipertensão e estratégias para melhorar a adesão dos pacientes ao tratamento.
A coordenadora do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão da UPE-Procape, Ysly Lucena, destacou o impacto da iniciativa no fortalecimento da medicina preventiva. “A prevenção é fundamental para reduzir complicações da hipertensão. Parabenizo o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde por essa ação, que contribuirá significativamente para a saúde pública”, afirmou a coordenadora.
Com a Caravana da Hipertensão, o Governo de Pernambuco e a SES-PE visa aprimorar o atendimento aos pacientes, garantindo diagnósticos mais ágeis, tratamentos eficazes e, consequentemente, a redução de complicações decorrentes da doença.
Comentários