X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Profissionais de saúde da rede pública estadual reforçam cuidados com hipertensão

Pernambuco dá início à Caravana da Hipertensão para qualificação de profissionais de saúde


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Profissionais de saúde da rede pública estadual reforçam cuidados com hipertensão
Programa tem apoio do Procape/UPE |  Foto: Divulgação

As secretarias estaduais de Saúde, de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape/UPE), deram início, nesta segunda-feira (31), à Caravana de Qualificação em Hipertensão. Em cinco dias o projeto vai ser apresentado em nove municípios, capacitando médicos e demais profissionais da Atenção Primária e Especializada para reforçar a linha de cuidado da hipertensão, desde o diagnóstico até o tratamento adequado da doença.

A abertura oficial aconteceu no auditório do Procape, no Recife, e contou com a presença de autoridades da área da saúde. A primeira capacitação foi ministrada pelo cardiologista Audes Feitosa, coordenador do Serviço de Hipertensão e Prevenção Cardiometabólica e Renal da unidade.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a rede de atenção à hipertensão em Pernambuco. “A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, mas suas complicações podem ser evitadas com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Com a Caravana, queremos garantir que nossos profissionais tenham acesso às melhores práticas e protocolos atualizados, qualificando o atendimento à população pernambucana”, afirmou Zilda Cavalcanti.

FORTALECENDO O SUS

A Universidade de Pernambuco (UPE) garantiu o compromisso com a capacitação dos profissionais de saúde. Representando a reitoria da instituição de ensino, José Roberto Cavalcanti ressaltou a importância da parceria entre a academia e a gestão pública. “A UPE está de portas abertas para iniciativas como esta, que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da qualificação de profissionais e estudantes”, pontuou José Roberto Cavalcanti.

Após a passagem pelo Recife, a Caravana seguirá para cidades-sede das Gerências Regionais de Saúde (Geres), contemplando Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina. Além das capacitações presenciais, o projeto inclui mentorias semanais online sobre temas como diagnóstico precoce, manejo farmacológico, novas tecnologias no tratamento da hipertensão e estratégias para melhorar a adesão dos pacientes ao tratamento.

A coordenadora do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão da UPE-Procape, Ysly Lucena, destacou o impacto da iniciativa no fortalecimento da medicina preventiva. “A prevenção é fundamental para reduzir complicações da hipertensão. Parabenizo o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde por essa ação, que contribuirá significativamente para a saúde pública”, afirmou a coordenadora.

Com a Caravana da Hipertensão, o Governo de Pernambuco e a SES-PE visa aprimorar o atendimento aos pacientes, garantindo diagnósticos mais ágeis, tratamentos eficazes e, consequentemente, a redução de complicações decorrentes da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: