Pernambuco conquista selo ouro por avanço na alfabetização e supera taxa nacional
Premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação e faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)
Escute essa reportagem
![Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco conquista selo ouro por avanço na alfabetização e supera taxa nacional](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/220000/1200x720/Pernambuco-conquista-selo-ouro-por-avanco-na-alfab0022953600202502102341-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2Finline%2F220000%2FPernambuco-conquista-selo-ouro-por-avanco-na-alfab0022953600202502102341.jpg%3Fxid%3D1026195%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739241710&xid=1026195)
Em cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (10), a governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu, em nome do governo de Pernambuco, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria ouro. Entre as unidades da federal, mais 13 estados e o Distrito Federal receberam a premiação máxima.
No Nordeste, outros três estados foram premiados com o selo ouro: Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
O evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, contou com a presença do presidente Lula, que destacou as ações do Estado em prol da educação.
Segundo o governo estadual, pela primeira vez na história, Pernambuco superou a taxa nacional de alfabetização, com 59% dos estudantes alfabetizados na idade certa, acima da média nacional de 56%.
Para Raquel Lyra, o reconhecimento é uma alegria. "O nosso Estado, particularmente, elevou em 40% o nível de alfabetização de 2023 a 2024. Mas a gente sabe do grande desafio que é a educação no Brasil. Nosso compromisso, como líderes, como homens e mulheres que têm a capacidade de influenciar a vida daqueles que moram nos nossos estados, é de não deixar ninguém para trás. Se nós não investirmos nos nossos meninos, não seremos capazes de reduzir a desigualdade social e muito menos a regional", destacou a gestora.
A premiação, iniciativa do MEC, integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que reconhece as boas práticas das secretarias estaduais e municipais de educação no esforço de garantir o direito à alfabetização.
“A gente nunca será desenvolvido se não apostarmos na educação. Toda criança, independentemente da origem, da cor, tem o direito de ter uma educação plena, como todas as pessoas merecem neste país. O único caminho que temos é o investimento em educação”, disse o presidente Lula.
Além dos estados, também houve premiação para os municípios pernambucanos (confira os nomes abaixo e, caso tenha dúvida, veja o anexo).
Durante seu discurso, a governadora Raquel Lyra destacou os bons resultados alcançados pelo programa Juntos Pela Educação, que já conta com um investimento de R$ 5,5 bilhões.
"Hoje nós temos avaliação da alfabetização por estado, município e região, para construir as estratégias. Nós não queremos deixar ninguém para trás, mas sim todos crescerem juntos, pelo mesmo objetivo. Nós estamos aqui reconhecendo os processos, os esforços e as iniciativas de cada município e estado", disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
Esta edição inaugural do evento contou com a participação do secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, além de ministros, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e de diversos governadores, prefeitos e prefeitas, além de gestores da área da educação.
Veja também os municípios premiados com o ouro
Abreu e Lima
Afogados da Ingazeira
Afrânio
Amaraji
Arcoverde
Barreiros
Belém do São Francisco
Belo Jardim
Bezerros
Bonito
Brejão
Brejinho
Brejo da Madre de Deus
Buíque
Cabo de Santo Agostinho
Cabrobó
Cachoeirinha
Caetés
Calumbi
Capoeiras
Carnaíba
Carnaubeira da Penha
Caruaru
Cedro
Cupira
Custódia
Dormentes
Ferreiros
Flores
Floresta
Garanhuns
Goiana
Granito
Iati
Ibimirim
Igarassu
Iguaracy
Inajá
Ingazeira
Itacuruba
Itapissuma
Jaboatão dos Guararapes
Jataúba
Lagoa do Ouro
Lagoa dos Gatos
Lagoa Grande
Lajedo
Macaparana
Olinda
Orobó
Orocó
Palmares
Panelas
Paulista
Pedra
Petrolina
Quipapá
Quixaba
Recife
Rio Formoso
Saloá
Sanharó
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Maria da Boa Vista
São Bento do Una
São João
São José do Egito
São Vicente Ferrer
Serra Talhada
Serrita
Sertânia
Sirinhaém
Solidão
Terezinha
Timbaúba
Tracunhaém
Triunfo
Verdejante
Vicência
Vitória de Santo Antão
Xexéu
Relatório divulgado pelo Governo Federal com nome de municípios
Comentários