Natal do Paço: frevo, cultura e magia no Recife
Espetáculo gratuito no Paço do Frevo une tradição natalina e carnaval, celebrando a cultura pernambucana com música, dança e poesia
Escute essa reportagem
O Paço do Frevo abre suas portas e janelas, se estendendo para a rua e celebrando o Natal com um toque poético e lúdico. Apresentado pela Eletrobras, novo parceiro institucional do museu, o “Natal do Paço” acontecerá nos dias 20 e 21 de dezembro, às 18h, em um espetáculo gratuito que narra a anunciação e o nascimento do menino Jesus.
A apresentação traz figuras do imaginário natalino de forma lúdica (como anjos, estrela, pastoras e reis magos) e carnavalesco (flabelistas, passistas, Pierrot e Colombina), culminando com a simbólica Queima da Lapinha, que faz a transição do ciclo natalino para o ciclo carnavalesco.
A trilha sonora, com direção musical do maestro Marco César, revela a influência da música do Pastoril na origem dos frevos de blocos, presenteia o público com arranjos autorais e releituras de clássicos do Frevo que vão do cancioneiro popular às músicas natalinas tradicionais, com sotaque regional.
Sua Orquestra de Câmara é formada por 14 músicos, com bandolins, bandolas, cavaquinhos, violões, baixo, acordeon, flauta, clarinete, sax e percussão, instrumentos de pau e corda característicos do gênero.
A frente do Paço do Frevo será tomada pelas belas vozes do Coral Edgard Moraes, composto pelas filhas, sobrinhas, netas e bisnetas do consagrado compositor.
Dirigido por Valéria Moraes, que também assina a direção artística do espetáculo, o coral terá a participação de nove coralistas entoando versos de canções como Risos de Mandarim, Recife Manhã de Sol, Ave Maria, Noite Feliz, Regresso de Aurora.
O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico irá compor cenas que remetem ao Recife, evocando a memória e saudando nossa cidade, representando a linguagem frevo de bloco. Criado há mais de 30 anos, liderado pelo multiartista e educador Cid Cavalcanti, O Bonde é poesia viva, com suas evoluções, presença cênica e suntuosos figurinos.
O Grupo Matulão de Dança, com direção coreográfica de Leila Nascimento, ocupará o tablado e a rua com danças, encenações, brincadeiras, pastoras, brincantes, passistas, figuras encantadas do mundo real e do imaginário da cultura popular, interagindo, convidando e diminuindo a distância entre artistas e público.
O espetáculo, conduzido por Cid Cavalcanti e Leila Nascimento, conta ainda com as participações especiais da cantora Paz Brandão e do Embaixador do Frevo PcD, Matheus Pimentel.
Um misto de sentidos e sentimentos, celebração da cultura pernambucana e, naturalmente, uma ode ao ‘dono da casa’: o Frevo.
SERVIÇO:
Natal do Paço
Dias 20 e 21 de dezembro, às 18h
Em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife.
Comentários