X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Natal do Paço: frevo, cultura e magia no Recife

Espetáculo gratuito no Paço do Frevo une tradição natalina e carnaval, celebrando a cultura pernambucana com música, dança e poesia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Natal do Paço: frevo, cultura e magia no Recife
A frente do Paço do Frevo será tomada pelas belas vozes do Coral Edgard Moraes, composto pelas filhas, sobrinhas, netas e bisnetas do consagrado compositor |  Foto: Divulgação

O Paço do Frevo abre suas portas e janelas, se estendendo para a rua e celebrando o Natal com um toque poético e lúdico. Apresentado pela Eletrobras, novo parceiro institucional do museu, o “Natal do Paço” acontecerá nos dias 20 e 21 de dezembro, às 18h, em um espetáculo gratuito que narra a anunciação e o nascimento do menino Jesus.

A apresentação traz figuras do imaginário natalino de forma lúdica (como anjos, estrela, pastoras e reis magos) e carnavalesco (flabelistas, passistas, Pierrot e Colombina), culminando com a simbólica Queima da Lapinha, que faz a transição do ciclo natalino para o ciclo carnavalesco.

A trilha sonora, com direção musical do maestro Marco César, revela a influência da música do Pastoril na origem dos frevos de blocos, presenteia o público com arranjos autorais e releituras de clássicos do Frevo que vão do cancioneiro popular às músicas natalinas tradicionais, com sotaque regional.

Sua Orquestra de Câmara é formada por 14 músicos, com bandolins, bandolas, cavaquinhos, violões, baixo, acordeon, flauta, clarinete, sax e percussão, instrumentos de pau e corda característicos do gênero.

A frente do Paço do Frevo será tomada pelas belas vozes do Coral Edgard Moraes, composto pelas filhas, sobrinhas, netas e bisnetas do consagrado compositor.

Dirigido por Valéria Moraes, que também assina a direção artística do espetáculo, o coral terá a participação de nove coralistas entoando versos de canções como Risos de Mandarim, Recife Manhã de Sol, Ave Maria, Noite Feliz, Regresso de Aurora.

O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico irá compor cenas que remetem ao Recife, evocando a memória e saudando nossa cidade, representando a linguagem frevo de bloco. Criado há mais de 30 anos, liderado pelo multiartista e educador Cid Cavalcanti, O Bonde é poesia viva, com suas evoluções, presença cênica e suntuosos figurinos.

O Grupo Matulão de Dança, com direção coreográfica de Leila Nascimento, ocupará o tablado e a rua com danças, encenações, brincadeiras, pastoras, brincantes, passistas, figuras encantadas do mundo real e do imaginário da cultura popular, interagindo, convidando e diminuindo a distância entre artistas e público.

O espetáculo, conduzido por Cid Cavalcanti e Leila Nascimento, conta ainda com as participações especiais da cantora Paz Brandão e do Embaixador do Frevo PcD, Matheus Pimentel.

Um misto de sentidos e sentimentos, celebração da cultura pernambucana e, naturalmente, uma ode ao ‘dono da casa’: o Frevo.

SERVIÇO:

Natal do Paço

Dias 20 e 21 de dezembro, às 18h

Em frente ao Paço do Frevo

Acesso gratuito

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: