IMIP envia paciente infantil para transplante de medula óssea em São Paulo
A família viaja neste sábado (8 de fevereiro) com o suporte da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP
Escute essa reportagem
Receber um diagnóstico de câncer nunca é fácil, mas a notícia torna-se ainda mais dura quando vem para um bebê.
Eduarda Vitória, moradora de São Lourenço da Mata, recebeu esse choque quando a filha, Eloá Sofia, à época com apenas 3 meses de vida, foi diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda (LMA).
Em acompanhamento no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) desde o início, a menina, agora com um ano, segue viagem para São Paulo onde realizará um transplante de medula óssea.
“Na investigação diagnóstica realizada no IMIP, detectamos uma alteração genética que indica a necessidade de um transplante. Aqui em Pernambuco não existe ainda um centro que realize o procedimento em crianças pequenas, por isso Eloá está sendo transferida para São Paulo”, explicou a médica Mecneide Mendes, coordenadora da Oncologia Pediátrica do IMIP.
Eloá está sendo encaminhada para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), hospital de referência no tratamento de câncer infantojuvenil na capital paulista.
A família viaja neste sábado (8 de fevereiro) com o suporte da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF) que, através de verba arrecadada com o projeto “Troco Solidário”, viabilizou e apoiou a ida da pequena paciente.
“Perdi o chão ao receber esse diagnóstico”, afirmou Eduarda. Diante do cenário, a família mostra-se otimista para a plena recuperação de Eloá.
“Estamos muito confiantes de que vai dar tudo certo. Ela é uma guerreira e desde o início demonstra força. Sou muito grata à equipe do IMIP, que é excelente e tem nos dado suporte o tempo todo”, comentou a mãe da criança.
Troco Solidário do IMIP
Para fazer parte da campanha, basta realizar uma compra em dinheiro nos estabelecimentos participantes e escolher doar o troco ou qualquer quantia para os pequenos pacientes oncológicos do IMIP. A campanha já beneficiou as crianças da instituição com equipamentos de laboratório, lençóis, cobertores, camas, medicações, exames, cateteres e curativos especiais (itens não contemplados na cobertura SUS).
Oncologia Pediátrica do IMIP
O setor realiza cerca de 1.500 consultas por mês de pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer infanto-juvenil. O serviço garante um atendimento médico com capacidade para acolher 31 crianças e adolescentes em leitos de enfermaria, e seis na UTI. Além do atendimento médico específico, os pacientes recebem o tratamento de suporte, que compreende o atendimento psicossocial, terapêutico, odontológico e educativo.
Comentários