X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

IMIP envia paciente infantil para transplante de medula óssea em São Paulo

A família viaja neste sábado (8 de fevereiro) com o suporte da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem IMIP envia paciente infantil para transplante de medula óssea em São Paulo
Eloá (nos braços da mãe) está sendo encaminhada para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), hospital de referência no tratamento de câncer infantojuvenil na capital paulista |  Foto: Divulgação

Receber um diagnóstico de câncer nunca é fácil, mas a notícia torna-se ainda mais dura quando vem para um bebê.

Eduarda Vitória, moradora de São Lourenço da Mata, recebeu esse choque quando a filha, Eloá Sofia, à época com apenas 3 meses de vida, foi diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda (LMA).

Em acompanhamento no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) desde o início, a menina, agora com um ano, segue viagem para São Paulo onde realizará um transplante de medula óssea.

“Na investigação diagnóstica realizada no IMIP, detectamos uma alteração genética que indica a necessidade de um transplante. Aqui em Pernambuco não existe ainda um centro que realize o procedimento em crianças pequenas, por isso Eloá está sendo transferida para São Paulo”, explicou a médica Mecneide Mendes, coordenadora da Oncologia Pediátrica do IMIP.

Eloá está sendo encaminhada para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), hospital de referência no tratamento de câncer infantojuvenil na capital paulista.

A família viaja neste sábado (8 de fevereiro) com o suporte da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF) que, através de verba arrecadada com o projeto “Troco Solidário”, viabilizou e apoiou a ida da pequena paciente.

“Perdi o chão ao receber esse diagnóstico”, afirmou Eduarda. Diante do cenário, a família mostra-se otimista para a plena recuperação de Eloá.

“Estamos muito confiantes de que vai dar tudo certo. Ela é uma guerreira e desde o início demonstra força. Sou muito grata à equipe do IMIP, que é excelente e tem nos dado suporte o tempo todo”, comentou a mãe da criança.

Troco Solidário do IMIP

Para fazer parte da campanha, basta realizar uma compra em dinheiro nos estabelecimentos participantes e escolher doar o troco ou qualquer quantia para os pequenos pacientes oncológicos do IMIP. A campanha já beneficiou as crianças da instituição com equipamentos de laboratório, lençóis, cobertores, camas, medicações, exames, cateteres e curativos especiais (itens não contemplados na cobertura SUS).

Oncologia Pediátrica do IMIP

O setor realiza cerca de 1.500 consultas por mês de pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer infanto-juvenil. O serviço garante um atendimento médico com capacidade para acolher 31 crianças e adolescentes em leitos de enfermaria, e seis na UTI. Além do atendimento médico específico, os pacientes recebem o tratamento de suporte, que compreende o atendimento psicossocial, terapêutico, odontológico e educativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: