Criminosos invadem unidade da Compesa e deixam áreas de Ipojuca e Cabo sem água
Em pleno feriadão, quatro praias são atingidas como Porto de Galinhas, Muro Alto, Gaibu e Suape
Escute essa reportagem

Uma unidade operacional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi invadida e depredada na noite da última terça-feira (16), no município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. O assalto prejudicou o abastecimento em quatro praias do Litoral Sul em plena véspera de feriadão.
Criminosos armados e encapuzados entraram na Estação Elevatória de Bita, sistema responsável pelo bombeamento de água da região, renderam o vigilante e o operador da estação. Ambos passam bem.
Durante a ação, os invasores destruíram parte da estrutura física da unidade, danificaram equipamentos e roubaram toda a fiação e componentes elétricos.
O ataque deixou a estação sem condições de operação, comprometendo o fornecimento de água para bairros de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho.
Apenas a Barragem de Utinga, que integra o Sistema Suape junto com a unidade de Bita, segue em funcionamento, o que reduziu a capacidade de produção de água na região.
PRAIAS ATINGIDAS
Estão com o abastecimento temporariamente suspenso as seguintes localidades: Nossa Senhora do Ó, Gaibu, praia de Suape, Vila Nazaré, Ipojuca (área plana), Muro Alto, Porto de Galinhas e o distrito industrial de Suape.
A Compesa informou que a estação de Bita já havia recebido investimentos em segurança, como reforço da vigilância armada, instalação de câmeras e cercas do tipo concertina. Mesmo com essas medidas, os criminosos conseguiram invadir o local e amarrar os funcionários.
Como medida preventiva, a empresa anunciou que irá substituir toda a fiação elétrica de cobre por cabos de alumínio, que não possuem valor comercial.
Equipes técnicas da Compesa estão avaliando os danos causados para iniciar a reposição dos materiais furtados. Um boletim de ocorrência será registrado nesta quarta-feira (17) para que o caso seja investigado.
Comentários