Alagamento de ruas mesmo sem chuva. O que diz o prefeito João Campos
Vária ruas do Recife apresentaram alagamento no final da tarde da segunda-feira (11). Saiba os motivos
Escute essa reportagem
Apesar de não ter chovido forte nas últimas horas, várias ruas da Zona Sul e do Centro do Recife, apresentaram extensos pontos de alagamento no final da tarde desta segunda-feira (11). Imagens que circularam nas redes sociais mostram motoristas circulando por ruas de Boa Viagem, Afogados, Ilha do Leite e Centro com dificuldade por conta das águas.
Segundo a Emlurb, autaquia municipal responsável por serviços de drenagem, os alagamentos se deram por conta da alta da maré, que chegou a 2.7m às 17h, aliado a topografia da capital, com áreas historicamente aterradas e outras que ficam abaixo do nível do mar. A situação voltou ao normal com a baixa natural no nível da maré.
AÇÕES
Ainda segundo a Emlurb, a Prefeitura do Recife promove várias ações para atenuar problemas com o escoamento das águas em toda a cidade. como a intervenção em pontos importantes como a Estrada das Ubaias, na Zona Norte do Recife, e o alargamento do Rio Tejipió, de 10 para 30 metros, no trecho próximo à Avenida Recife, entre os bairros de Areias e do Ipsep. A Elmlurb ainda citou o início das obras de construção do Parque Alagável do Rio Tejipió e a realização regular da limpeza dos 99 canais que cruzam a capital.
O QUE DISSE O PREFEITO
Em relação aos alagamentos de ontem (11), o prefeito João Campos utilizou as redes sociais para informar que a prefeitura vem adotando uma série de soluções específicas de drenagem, e está estudando medidas para mitigar os impactos de marés muito altas. Uma das alternativas é a instalação de válvulas de retenção em pontos criticos já mapeados.
Comentários