24 cidades pernambucanas sofrem com baixa umidade nesta terça: previna-se
Os municípios do Sertão serão os mais atingidos: a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%
Escute essa reportagem
Das cidades pernambucanas, 24 podem ser afetadas por uma onda de baixa umidade ao longo desta terça-feira (23), O alerta meteorológico foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso, que classifica a situação como de perigo potencial, foi divulgado na manhã de hoje.
O informe aponta que a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, trazendo riscos como uma baixa probabilidade de incêndios florestais e possíveis efeitos à saúde. O Sertão é a única região de Pernambuco atingida pelas previsões.
Veja todas as cidades
Cidade Região (Presumida)
- Afrânio - Sertão
- Araripina - Sertão
- Bodocó - Sertão
- Cabrobó - Sertão
- Cedro - Sertão
- Dormentes - Sertão
- Exú - Sertão
- Granito - Sertão
- Ipubi - Sertão
- Lagoa Grande - Sertão
- Moreilândia - Sertão
- Orocó - Sertão
- Ouricuri - Sertão
- Parnamirim - Sertão
- Petrolina - Sertão
- Salgueiro - Sertão
- Santa Cruz - Sertão
- Santa Filomena - Sertão
- Santa Maria da Boa Vista - Sertão
- São José do Belmonte - Sertão
- Serrita - Sertão
- Terra Nova - Sertão
- Trindade - Sertão
- Verdejante - Sertão
Segundo o INMET, essa condição climática irá impactar mais de 2.000 municípios em todo o Brasil. A baixa umidade pode causar problemas respiratórios, desidratação, ressecamento da pele, problemas oculares, riscos de incêndio e impactos na agricultura.
O que se deve fazer?
Hidrate-se Bem: beba bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado e compensar a perda de líquidos causada pelo ar seco.
Molhe o jardim e plantas: regue as plantas no início da manhã ou ao entardecer para evitar que o solo fique seco demais. Isso também ajuda a manter um pouco de umidade no ar ao redor.
Use baldes de água: colocar baldes com água ou toalhas úmidas em ambientes internos pode ajudar a aumentar a umidade relativa do ar de forma natural.
Tenha cuidado com fogo: evite acender fogueiras ou queimar lixo, e tome cuidado redobrado com cigarros e materiais inflamáveis, especialmente em áreas rurais.
Monitoramento de incêndios: fique atento aos alertas de incêndio em áreas de vegetação e colabore com as autoridades em caso de emergência.
Comentários