X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Como fazer?

Guirlandas de Natal para enfeitar a casa

Artesã ensina a preparar um enfeite de porta original e fácil de fazer, confeccionado com pinhas e laços de fita coloridos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Guirlandas de Natal para enfeitar a casa
A artesã Eliana Donato mostra a guirlanda de pinhas que é feita em forma de cacho, diferente da tradicional |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O dia do Bom Velhinho está chegando e amantes da data já estão se preparando para deixar a casa com o clima natalino perfeito, utilizando diversas opções de decoração.

Uma delas é a guirlanda de Natal, símbolo que anuncia logo na porta o clima da festividade, sendo uma maneira calorosa de dar boas-vindas a amigos e familiares.

Nesta edição de Como Fazer, Eliana Donato, artesã e coordenadora dos cursos do Armarinho Celga, explica como produzir esse tradicional acessório de uma forma fácil e bem charmosa.

“Elas deixam a casa muito mais bonita e preparada para o Natal. Essa é uma data em que toda a família se junta e, principalmente na casa da mãe, netos e filhos chegam e se encantam com a decoração”, disse a artesã.

A guirlanda que Eliana ensinou coloca a pinha como protagonista e também é repleta de laços coloridos. Os materiais são simples e podem ser encontrados em armarinhos. O preparo do objeto não toma muito tempo.

De acordo com a profissional, a produção da guirlanda reflete a criatividade de quem a confecciona. “É possível fazer de várias cores! O rosa, por exemplo, está em tendência. É legal usar laços e pintar as pinhas nessa cor”, afirmou.

Para deixar a guirlanda preservada por vários anos, a artesã ressaltou o cuidado ao armazenar: ela recomendou guardar cuidadosamente em uma caixa.

Por fim, Eliana explicou que a guirlanda que ensinou, além de ser perfeita para decorar a própria casa, é ótima para dar de presente e também vender.

“É interessante o artesão já começar a fazer no mês de junho, julho para vender no final do ano”, finalizou.

Guirlanda natalina de pinha

Materiais

> Fitas de diferentes cores, pinha, pincel, purpurina, tinta em spray, aro de acrílico, cola quente, cola branca, tesoura.

Etapas

Para facilitar o entendimento, segue a ordem do passo a passo: a primeira etapa é a produção dos laços menores, a segunda é a produção do laço maior, a terceira é a transformação das pinhas e a última é a montagem.

Observação: No tutorial de Eliana Donato, a guirlanda teve cinco pinhas, mas a quantidade pode variar de acordo com o gosto de quem a confecciona.

Etapa 1

- Laços menores

> Faça um laço com uma fita de 90 cm. Assim que terminar, prenda o meio dele com uma linha, dando cinco voltas ao redor.

> Faça outro laço com uma fita diferente da primeira. Esta deve ser menor, de 60 cm.

> Corte as “perninhas” dos dois laços para ficarem mais curtas.

> Posteriormente, una os dois laços com cola quente (com o maior atrás e o menor na frente) e enrole uma linha no meio dos dois.

> Para acabamento, passe uma fita no meio em que estava a linha e cole com cola quente.

> Faça cinco unidades.

Etapa 2

- Laço maior

> Faça três laços com uma fita de 1,40 metro cada. Um deles deve ter uma fita com largura maior em comparação aos outros dois.

> Junte os dois primeiros laços (o mais largo deve ficar na parte de trás) com linha no meio, dando cinco voltas, e depois junte o terceiro à dupla (também dando cinco voltas).

> Faça o acabamento, colocando uma fita no meio do trio e colando com cola quente.

> Nesses laços, não corte as pontas, deixando as “perninhas” mais longas.

Etapa 4

- Aro de acrílico

> Envolva uma fita em um aro de acrílico, cobrindo por completo.

> Nesse aro, prenda três fitas de cerca de 75 cm em um único nó inicial de macramê. Depois de presas, haverá seis fitas, já que elas serão dobradas no nó. Corte uma delas, totalizando cinco.

> Essas fitas serão responsáveis por segurar as pinhas. Para o resultado ficar em formato de cacho, corte a ponta dessas fitas a fim de que elas variem no tamanho uma da outra. A mais longa na peça de Eliana, por exemplo, tem 35 centímetros.

> Feito isso, dê um nó na ponta de cada uma das fitas.

Etapa 5

- Montagem

> Com cola quente, cole a pinha no nó feito na ponta de cada fita do aro e depois cole um dos pequenos laços por cima. Faça isso com as cinco unidades de laços pequenos e as cinco unidades de pinha.

> Para finalizar, cole com cola quente o laço maior abaixo do aro de acrílico.

Fonte: Eliana Donato, artesã e coordenadora dos cursos do Armarinho Celga.

OUTRA OPÇÃO

Imagem ilustrativa da imagem Guirlandas de Natal para enfeitar a casa
Guirlanda redonda |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Guirlanda redonda

> Além da guirlanda de pinha em cachos ensinada nesta edição de Como Fazer, Eliana Donato deu dicas de como produzir a versão mais tradicional do acessório, que é a em formato redondo.

> Para confeccioná-la, é necessário: arame, festão, laços e arranjo de flores de plástico.

Passo a passo

1)  Transforme o arame em um círculo do tamanho desejado.

2) Envolva o arame em círculo com festão natalino.

3) Cole com cola quente os laços e arranjo de flores de plástico no festão.

Observação: É possível substituir o arame por isopor em formato de boia.

Fonte: Eliana Donato, artesã e coordenadora dos cursos do Armarinho Celga.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: