Moradores criam jardim com espaço para alimentar animais de rua na Serra
Escute essa reportagem
Ver animais abandonados circulando sem destino pelas ruas da cidade não é novidade para ninguém, mas uma atitude de moradores do bairro Barcelona, na Serra tem chamado a atenção. Amantes da causa animal, vários moradores resolveram se unir para tentar proporcionar uma melhor qualidade de vida a alguns desses bichinhos.
Quem chega no jardim logo se depara com um espaço diferente. É que, para dar mais conforto aos bichinhos que vivem na rua, onde antes ficava uma área comum do bairro que estava sendo utilizada como descarte de todo o tipo de lixo, agora tem um espaço com comedouros, depósitos para água, plantas, arte nos muros e nas plaquinhas. Tudo para deixar o local mais aconchegante para os animais que passam por ali. Intitulado “Jardim Comunitário para pets”, o projeto começou a ser idealizado em dezembro do ano passado.
Primeiro surgiu a ideia de fazer um "Jardim Comunitário" e logo depois, veio a ideia de colocarmos os comedouros e os bebedouros para pets. Foi então que o Presidente da Associação de Moradores de Barcelona, João Carlos Pereira Campos, conhecido como "Carlinhos Pé Sujo" resolveu dar um rumo diferente para o local.

"Na avenida Teresópolis, onde hoje fica nosso "Jardim Comunitário para pets", era um gramado aberto porque foi realizado uma alteração no trânsito da região e essa parte ficou parada. Então resolvemos colocar grama pra deixar o bairro mais bonito. Mas a realidade é que as pessoas passaram a jogar lixo na grama e ficou muito feio. Então tivemos a ideia de revitalizar o local de uma forma que seria útil para os animais de rua. Foi uma ideia de vários moradores que abraçaram a causa. Um ajudou com a pintura do local, outro ajudou com a doação de ração, outro rega as plantas todos os dias e muitos outros que nos ajudam diariamente para que o projeto continue firme", contou o presidente.
No jardim é oferecido comida e água para cães e gatos de rua. Também existe um comedouro para os pássaros que ali sobrevoam.
"Resolvemos nos unir para transformar o que era feito de forma individual em um trabalho conjunto e mais abrangente. Criamos a praça com a ajuda que chegou por meio de doações como por exemplo, as britas, a terra, minha esposa pintou as plaquinhas, recebemos ajuda para transformar os pneus e muito mais. É lindo de ver como os cachorros fazem fila pra beber água e se alimentar. Cada dia que passa a comunidade de animais que frequenta o local se multiplica e nós, moradores ficamos muito felizes em saber que eles gostaram", comemorou João Carlos.

De acordo com o presidente, a ração é doada pela Feira de Mangalhos e quem cuida dos comedouros é a secretária Dayane Rocha. O grafite foi feito por Tais. As mudas também foram doadas por moradores da comunidade.
"Recebemos muitas mãos para colocar esse projeto de pé. Sheila Aguiar, a Dayane, o Maycon Melo, o Luciano Flores, o Mário Galvão são alguns dos moradores que nos ajudam. Mas tem muito mais, pois toda a comunidade ficou engajada nisso. Ainda estamos fazendo os acabamentos. Ficou tão bonito que as pessoas vêm tiram foto porque tem uma parede de grafite e isso chama atenção de todos", comentou o presidente.

Além disso, foram espalhados pelas calçadas do bairro, recipientes com sacolas plásticas que ficam à disposição dos tutores de animais que porventura esqueceram a sacola para recolher as fezes dos seus pets.
"Esse já é um outro projeto chamado de "Calçada Limpa". O objetivo é fazer do nosso bairro, um bairro melhor, mais bonito em que todos moradores têm consciência da importância de cuidar preservar a natureza
Como o próprio nome da iniciativa já diz, os animais que moram nas ruas do bairro pertencem a todos os participantes do projeto. Como tutores desses animais, cada um se responsabiliza pelos cuidados. E o grupo é organizado.
“Todos os dias moradores estão aqui no jardim para cuidar das mudas, colocar água, ver como está o local. É gratificante fazer um projeto que todo mundo se importa e se preocupa", ressaltou o presidente.
Comentários