X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Zelenski alerta líderes mundiais a não confiarem em disposição de Putin para encerrar guerra


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, alertou os líderes mundiais a não confiarem nas declarações do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre sua "real disposição para encerrar a guerra". Em comunicado, Zelenski também destacou a importância de uma coordenação entre os países europeus para "alcançar resultados positivos para toda a Europa".

As declarações ocorreram durante uma reunião com o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, um dia após o presidente americano, Donald Trump, anunciar início imediato de negociações de cessar-fogo com a Rússia. "Discutimos as condições necessárias para uma paz duradoura e genuína na Ucrânia e concordamos que nenhuma negociação com Putin pode começar sem uma posição unificada entre a Ucrânia, a Europa e os EUA", afirmou Zelenski.

Durante o encontro, o presidente ucraniano também reiterou que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) seria a opção "mais economicamente vantajosa para os parceiros", além de destacar a importância dos investimentos na indústria de defesa ucraniana como uma garantia essencial nas negociações para um possível acordo de paz com a Rússia.

Mais cedo, Zelenski disse a jornalistas que não considerou "muito agradável" o fato de Trump ter conversado com Putin antes de falar com ele ao telefone. O presidente da Ucrânia acrescentou que não aceitará um acordo de paz sem a consulta aos ucranianos. "Trump nunca mencionou que Putin e a Rússia eram prioridade. Hoje, confiamos nessas palavras. Para nós é fundamental preservar o apoio dos Estados Unidos", completou o presidente ucraniano.

*Com informações da Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: