UE estará na mesa de negociações para acordo de paz na Ucrânia, diz Von der Leyen
Escute essa reportagem
A União Europeia (UE) estará presente nas negociações para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Durante discurso na Conferência de Segurança de Munique nesta sexta-feira 14, ela enfatizou que os membros do bloco europeu precisam trabalhar juntos para alcançar uma "paz duradoura" para os ucranianos.
Von der Leyen também ressaltou que a Ucrânia deve ter "sólidas garantias de segurança" mesmo após a assinatura de um acordo de paz e anunciou que suspenderá o Pacto de Estabilidade europeu para flexibilizar os limites de gastos em defesa dos países da UE.
"O investimento em defesa poderá aumentar de 2% para 3% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países, com um acréscimo de bilhões de euros", explicou a presidente da Comissão Europeia. "A Europa precisa fazer mais pela segurança do continente. Precisamos aumentar os gastos com defesa para nossa própria segurança", acrescentou.
A líder da UE também destacou que a Europa cumpriu seu papel no início do conflito entre Rússia e Ucrânia, impondo sanções ao gás natural e a outros produtos russos, mas que o continente pretende "fazer mais" para intensificar a pressão sobre o presidente Vladimir Putin.
Comentários