X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Trump sugeriu que Argentina conquistasse Chile para ter acesso ao Pacífico, diz Macri


Ouvir

Escute essa reportagem

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda durante seu primeiro mandato, em 2018, sugeriu a ele que o país deveria conquistar o vizinho Chile para ter acesso ao Oceano Pacífico. As informações são do jornal espanhol El País.

O ex-mandatário, que governou a Argentina entre 2015 e 2019, afirmou que o caso ocorreu durante visita de Trump a Buenos Aires para encontro do G-20. Na ocasião, conta Macri, os dois estavam em seu gabinete com demais autoridades, onde há um mapa do país, que Trump parou para observar.

"De repente, ele vê uma faixa à esquerda e pergunta: 'O que é isso?'. É o Chile, eu digo a ele. 'Você deveria conquistar o Chile, para ter os dois oceanos'", disse rindo o ex-presidente argentino, que contou que todos também riram na ocasião, levando a fala do americano como brincadeira.

Em entrevista, Macri afirmou que ambos possuem uma relação pessoal de amizade e que se conheceram quando eram empresários e jovens, ele com 24 e Trump com 38.

"Eu disse, conhecendo ele bem, que estava meio falando sério, meio brincando. Mas então, com o passar dos anos, ouvimos sobre Canadá, Groenlândia... Esse tipo de coisa me parece familiar", disse Macri, referindo-se à intenção expansionista do republicano.

Desde que tomou posse de seu segundo mandato à frente da Casa Branca, Trump afirma querer anexar ambos os territórios, Canadá e Groenlândia, aos Estados Unidos, além de fazer investidas retóricas também contra o Panamá. Além dos recursos naturais, os países são estratégicos por seus oceanos e localizações próximas a importantes rotas marítimas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: