X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Trump muda regra sobre pressão de água e diz que leva 15 minutos para lavar seu 'lindo cabelo'


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente dos EUA, Donald Trump, há muito reclama das regras que limitam o fluxo de água nos chuveiros, dizendo que isso dificulta a ele lavar seu "lindo cabelo". Na quarta-feira, 9, ele assinou uma ordem executiva que exige o fim imediato dos padrões de conservação de água que limitam a quantidade de água por minuto que podem passar por chuveiros e outros eletrodomésticos, como lava-louças, máquinas de lavar roupa e vasos sanitários. Em seu primeiro mandato, Trump determinou o afrouxamento dessas restrições nos chuveiros, uma ação que o ex-presidente Joe Biden reverteu.

"Eu gosto de tomar um bom banho, cuidar do meu lindo cabelo", disse Trump na quarta-feira (9) ao assinar a ordem executiva na Casa Branca. "Tenho que ficar no chuveiro por 15 minutos até ele molhar. Sai gota a gota. É ridículo." "O que acontece é que você acaba lavando as mãos cinco vezes mais, então é a mesma água. E vamos abrir isso para que as pessoas possam viver."

A ordem instrui o secretário de Energia, Chris Wright, a revogar imediatamente o que Trump chamou de "regra federal excessivamente complicada" que redefiniu a palavra chuveiro sob os dois últimos presidentes democratas.

Biden e o ex-presidente Barack Obama impuseram restrições ao fluxo de água de chuveiros e outros eletrodomésticos. Os padrões tinham como objetivo fazer com que lava-louças, chuveiros, geladeiras, máquinas de lavar e vasos sanitários consumissem menos energia e água. As regulamentações "transformaram um item doméstico básico em um pesadelo burocrático", disse a Casa Branca em um informativo. "Os chuveiros fracos e inúteis acabarão."

O Appliance Standards Awareness Project (ASAP), que defende a eficiência energética, afirmou que os padrões estabelecidos na era Biden reduzem as contas de serviços públicos e protegem o meio ambiente.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), os banhos representam cerca de 20% do uso diário de água em ambientes internos de uma família americana comum. Os chuveiros econômicos também economizam energia, já que o aquecimento da água responde por cerca de um quinto do consumo energético médio de uma casa.

Andrew deLaski, diretor executivo do ASAP, disse que análises de consumidores mostram consistentemente que a maioria dos chuveiros vendidos atualmente "proporciona um banho excelente. Portanto, não há um problema real a ser resolvido com os chuveiros disponíveis hoje".

Ele classificou a ordem de Trump como uma manobra para contornar a lei de eficiência energética de 1992 e previu que o resultado será semelhante ao de seu primeiro mandato, quando nenhum grande fabricante de chuveiros fez mudanças significativas em seus produtos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: