X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Trump diz que negociações sobre paz na Ucrânia começarão imediatamente, após ligação com Putin


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta, 12, que as negociações sobre um acordo de paz na Ucrânia começarão imediatamente, após ligação "longa e produtiva" com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo ele, ambos "concordaram e querem parar as milhares de mortes" que ocorreram desde que a guerra teve início, em fevereiro de 2022.

O presidente americano disse que ligará para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para informá-lo sobre as conclusões da conversa entre EUA e Rússia.

"Pedi ao secretário de Estado, Marco Rubio, ao diretor da CIA, John Ratcliffe, ao Conselheiro de Segurança Nacional, Michael Waltz, e ao embaixador e enviado especial, Steve Witkoff, para liderar as negociações que, acredito firmemente, serão bem-sucedidas", escreveu Trump, em sua rede social Truth Social.

Trump disse que trabalhará em proximidade com Putin e o governo da Rússia, incluindo trocando visitas entre ambas as nações. Desde o início da guerra, o presidente russo teve viagens internacionais limitadas por mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), sob acusação de crimes de guerra.

Além da Ucrânia, o presidente dos EUA afirmou ter conversado sobre " diversos outros assuntos", incluindo o Oriente Médio, inteligência artificial (IA), energia e o "poder do dólar". Trump agradeceu pela ligação diplomática e pela libertação de Marc Forgel. "Esse esforço levará para uma conclusão de sucesso, espero que em breve!", concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: