X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Trump diz que acordo nuclear com Irã está próximo


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 15, que os EUA estão próximos de fechar um acordo em que o Irã concorda em evitar armas nucleares, deflagrando liquidação nos preços de petróleo. "Você provavelmente lerá hoje a história sobre como o Irã meio que concordou com os termos", disse o republicano, durante viagem ao Catar. "Quero que eles tenham sucesso. Quero que eles acabem se tornando um ótimo país, francamente, mas eles não podem ter uma arma nuclear."

Trump continuou, afirmando que acredita estar "chegando próximo de um acordo, talvez... Estamos em negociações sérias com o Irã sobre a paz de longo prazo". O presidente acrescentou que esperar conseguir o acordo sem ter que recorrer a violência em níveis "nunca vistos antes".

O republicano não mencionou diretamente as sanções ou o petróleo nesta quinta-feira, mas a perspectiva de o Irã ampliar exportações de petróleo caso consiga o acordo nuclear pressionou os preços da commodity. Autoridades iranianas já afirmaram que estão prontas para cumprir a exigência dos EUA sobre armas nucleares, em troca da remoção de sanções.

Também em comentários a repórteres durante a viagem, Trump comentou que a Índia ofereceu zerar as tarifas sobre bens americanos, conforme os países continuam conversas bilaterais sobre o comércio. "Eles nos ofereceram um acordo em que basicamente estão dispostos a não nos cobrar nenhuma tarifa", disse, sem prover detalhes sobre a oferta ou sobre as negociações em andamento.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: