X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Trump comemora 'reinicialização total' das relações comerciais entre EUA e China


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou neste sábado, 10, uma "reinicialização total" nas relações comerciais com a China. A declaração ocorre após os dois países concluírem o primeiro dia de reuniões em Genebra, na Suíça.

Essas são as primeiras conversas desde que o governo americano elevou as tarifas sobre importações chinesas para 145%, levando Pequim a retaliar com taxas de até 125% sobre produtos americanos. Em publicação na Truth Social - rede social criada por Trump -, o presidente dos EUA elogiou as "excelentes" conversas realizadas em Genebra: "Uma reinicialização total negociada de maneira amigável, mas construtiva", escreveu o presidente, acrescentando: "GRANDE PROGRESSO FEITO!!!".

A retaliação cortou efetivamente o comércio entre as maiores economias do mundo e aumentou a possibilidade de uma desaceleração econômica global. Os riscos das reuniões são altos, mas as expectativas de um avanço que resulte em uma redução significativa das tarifas são baixas.

Foram necessárias semanas para que a China e os Estados Unidos concordassem em conversar, e muitos analistas esperam que as discussões deste fim de semana girem em torno de determinar o que cada lado quer e como as negociações poderiam avançar.

Ainda assim, o novo diálogo entre Pequim e Washington renovou as esperanças de que a tensão entre eles possa ser neutralizada e que as tarifas possam ser reduzidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: