Sob aplausos e orações, Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
Fiéis acompanharam cortejo de 5,5 km em Roma; pontífice é o primeiro desde 1903 a ser enterrado fora do Vaticano
Escute essa reportagem
Com informações do Vaticano e do Estadão

Sob o soar dos sinos e olhares emocionados, o Papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália. O enterro ocorreu às 13h de Roma e 8h de Brasília.
O caixão percorreu 5,5 quilômetros pelas ruas da capital italiana, seguido por milhares de fiéis em cortejo. À chegada à Basílica, crianças com flores brancas acolheram o corpo do Papa, reforçando o clima de reverência e oração. Houve muitos aplausos.
Dentro da Igreja, o Vaticano registrou a chegada do caixão em imagens, mas o sepultamento não foi transmitido. Familiares do Papa estiveram presentes na cerimônia, que foi mais reservada.
Francisco se tornou o primeiro pontífice a ser enterrado fora do território vaticano desde o Papa Leão XIII, há mais de um século, em 1903. Ou seja, há mais de 120 anos.
RELACIONAMENTO DE FRANCISCO COM A BASÍLICA
Escolhido para descansar entre os muros que tantas vezes o acolheram, Francisco é o oitavo papa sepultado na Basílica de Santa Maria Maior.
O pontífice mantinha uma relação profunda com o templo, frequentando especialmente a capela Paulina antes e depois de suas viagens apostólicas.
Ali, diante da imagem da Salus Populi Romani — representação de Nossa Senhora com o Menino Jesus —, Francisco fazia suas preces, em gestos de devoção pessoal que marcaram seu pontificado.
Guardando relíquias que atravessam séculos, a Basílica de Santa Maria Maior também abriga o Santo Berço, a manjedoura onde, segundo a tradição, repousou o Menino Jesus.
Além disso, é lá que estão os restos mortais do apóstolo São Matias, símbolo da continuidade da fé cristã ao longo dos tempos.
Francisco preferiu ser enterrado ao estilo de um bispo diocesano, sem a pompa de um imperador. Seu caixão foi feito com madeira, com revestimento de zinco. Os papas anteriores foram enterrados em caixões de 3 compartimentos, feitos de cipestre, chumbo e carvalho.
Comentários