X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

'Só não concluímos acordo com a UE porque europeus têm contradições internas', diz Lula


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira em reunião (8) com os demais líderes do Mercosul em Assunção (Paraguai) que o acordo entre o bloco e a União Europeia só não saiu até agora por causa de contradições dos europeus. "Só não concluímos o Acordo com a União Europeia porque os europeus ainda não conseguiram resolver suas próprias contradições internas", disse o petista.

Lula também citou outras negociações internacionais. "Espero que neste ano possamos aprofundar o diálogo sobre um acordo abrangente com a China", disse ele.

"Nos orgulhamos de ser o primeiro país do bloco a ratificar o Acordo de Livre Comércio com a Palestina, mas não posso deixar de lamentar que isso ocorra no contexto em que o povo palestino sofre com as consequências de uma guerra totalmente irracional", declarou o líder brasileiro.

Dados

O presidente Lula também defendeu, na reunião do Mercosul, o desenvolvimento de capacidade para coletar, processar e armazenar dados na região. "É preciso habilitar nossa região a desenvolver capacidade própria de coletar, processar e armazenar dados, insumo fundamental para avançar no desenvolvimento tecnológico e na digitalização da indústria regional", disse o presidente brasileiro.

Ele discursou em Assunção, onde é realizada a Sessão Plenária dos Presidentes dos Estados Parte do Mercosul e Estados Associados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: