Putin ecoa Trump e diz que republicano poderia ter evitado guerra na Ucrânia
Escute essa reportagem
O presidente russo, Vladimir Putin, reproduziu nesta sexta-feira, 24, o discurso já conhecido de Donald Trump de que a guerra na Ucrânia não teria eclodido sob sua presidência e disse estar pronto para discutir o conflito com seu homólogo dos Estados Unidos.
Em uma entrevista à televisão estatal russa, Putin elogiou Trump como um "homem inteligente e pragmático" que está focado nos interesses dos EUA.
"Eu não poderia discordar dele que se ele tivesse sido presidente, se eles não tivessem roubado sua vitória em 2020, a crise que surgiu na Ucrânia em 2022 poderia ter sido evitada", disse Putin.
Alegando que não poderia entrar em detalhes, o presidente russo disse que Trump "declarou sua disposição em trabalhar em conjunto" e enfatizou que a Rússia estava pronta para as negociações. A Presidência ucraniana, por sua vez, rejeitou qualquer discussão sobre "a Ucrânia sem a Ucrânia".
No entanto, na quarta-feira, 22, o presidente dos EUA ameaçou a Rússia com sanções mais rigorosas, tarifas e impostos se Moscou não concordar em acabar com o conflito.
"A cada dia que passa sem que nos encontremos, soldados morrem nas linhas de frente", disse Trump a repórteres no Salão Oval nesta semana. Ele disse que o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, "está disposto a negociar um acordo". "Eles querem parar", disse ele.
Comentários