X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Presidente exige que países da Otan gastem 5% do PIB com defesa


Ouvir

Escute essa reportagem

Em discurso por vídeo ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o presidente americano, Donald Trump, renovou nesta quinta, 23, sua antiga cobrança a aliados europeus sobre gastos com defesa, pedindo agora que eles elevem para 5% do PIB o montante investido.

O republicano voltou a pressionar os países da Otan. "É o que deveria ter sido feito anos atrás", disse Trump, acrescentando que o baixo nível de investimento em defesa era injusto com os EUA. "Muitas coisas têm sido injustas por muitos anos para os EUA."

Essa é uma reclamação antiga do republicano, que ameaçou abandonar a Otan, no primeiro mandato, caso os europeus não se comprometessem com o financiamento da aliança. "Eram apenas 2% e a maioria dos países não pagou até eu aparecer. Eu insisti que eles pagassem, e eles pagaram, porque os EUA estavam realmente arcando com a diferença."

Tarifas

Ao responder a perguntas da plateia, ele reservou algumas das críticas mais duras aos aliados dos EUA. Trump ameaçou impor tarifas à União Europeia, que acusou de cobrar uma tributação "injusta" de produtos americanos.

O presidente também criticou o fato de os EUA estarem sendo tratados de maneira injusta pelo bloco, diante da dificuldade para vender produtos americanos. "Amo a Europa, mas os países nos tratam de maneira injusta", disse. O republicano citou um comentário que recebeu de um empresário dizendo que enfrentava um ambiente mais hostil na Europa do que na China para seus negócios.

O presidente insistiu na ameaça de tarifar os produtos que não são fabricados nos EUA. "Venham fabricar seus produtos nos EUA e daremos a vocês os impostos mais baixos de todas as nações do mundo", declarou. "Mas, se não fabricarem seus produtos nos EUA, o que é uma prerrogativa de vocês, então, muito simplesmente, terão de pagar uma tarifa. Mas uma tarifa que direcionará centenas de bilhões de dólares e até mesmo trilhões de dólares para o nosso Tesouro para fortalecer nossa economia."

Investimento

Trump seguiu dizendo que não haveria lugar melhor no mundo para construir fábricas, criar empregos e expandir negócios do que os EUA. Segundo ele, a Arábia Saudita quer investir US$ 600 bilhões no país, mas ele pediria ao príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman, que aumentasse o valor para US$ 1 trilhão, arrancando algumas risadas. "Eles farão isso porque temos sido muito bons com eles", afirmou. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: