Polônia derruba 4 monumentos soviéticos em reação à Guerra da Ucrânia
O movimento segue uma onda de episódios semelhantes em ex-repúblicas da URSS
Escute essa reportagem
A Polônia derrubou, nesta quinta-feira (27), quatro monumentos que celebravam a vitória de soldados soviéticos contra as forças nazistas na Segunda Guerra Mundial. O movimento segue uma onda de episódios semelhantes em ex-repúblicas da URSS, principalmente nos países bálticos, após a invasão da Rússia na Ucrânia.
"Este é um monumento de mentiras", disse Karol Nawrocki, chefe do Instituto de Memória Nacional, apontando para um estátua na cidade de Glubczyce, no sul da Polônia. "Os soviéticos não trouxeram a liberdade em 1945, eles trouxeram uma nova escravização", acrescentou.
As outras demolições aconteceram nos municípios de Byczyna, Staszow e Bobolic; este último no norte do país.
A Polônia é um dos países com o maior sentimento anti-Rússia da Europa. As razões passam, principalmente, pelo período da Cortina de Ferro, quando Varsóvia ficou sob a influência de Moscou -à época, milhares de pessoas foram presas ou mortas por discordarem do regime socialista do país.
Antes disso, porém, a Polônia estava sob o domínio das forças nazistas e foi um dos piores cenários da perseguições contra judeus e dissidentes -o campo de concentração Auschwitz fica no país. Daí a discussão sobre o legado dos soldados soviéticos.
Nesta quinta (27), o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, condenou a demolição dos monumentos e chamou as críticas à herança soviética no país de "mentira monstruosa". "Trata-se de mais uma tentativa de enganar a geração mais jovem de poloneses, alimentando-os com mentiras e provocando ódio aos russos", disse.
❗"Let us emphasise that there can be absolutely no consent for any forms of commemorating the totalitarian communist regime and people serving it," Karol Nawrocki. The dismantling of the monument in Glubczyce. The IPN continues the decommunization of the public space in Poland. pic.twitter.com/fcywnuxPip
— Institute of National Remembrance (@ipngovpl_eng) October 27, 2022
Comentários