X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Onda de frio faz posse de Trump mudar para dentro do Capitólio

Mudança significa que muito menos pessoas poderão assistir pessoalmente ao momento em que Trump se tornará oficialmente o 47.º presidente dos EUA


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Onda de frio faz posse de Trump mudar para dentro do Capitólio
Trump se prepara para sua segunda posse |  Foto: AP Photo/Bryan Woolston/Arquivo AT

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta, 17, que sua posse será transferida para dentro do Capitólio devido a preocupações com a onda de frio que atinge Washington. Aos 78 anos, Trump se prepara para sua segunda posse, segunda-feira, 20, oito anos após a primeira.

A mudança significa que muito menos pessoas poderão assistir pessoalmente ao momento em que Trump se tornará oficialmente o 47.º presidente dos EUA, limitando-se a um grupo pequeno de convidados dentro do local. Evita também a possibilidade de imagens de um grupo menor de participantes em razão do clima - os relatos de que ele teve menos convidados em 2017 do que Barack Obama em sua posse de 2009 enfureceram Trump e o levaram a um esforço para produzir uma narrativa contrária.

Frio intenso

No entanto, a mudança significa que os participantes, oficiais de segurança e espectadores não terão de suportar condições perigosas ao ar livre no frio intenso.

As conversas de bastidores na última semana se concentraram no frio extremo previsto para segunda-feira, com temperaturas abaixo de -10°C na capital, acompanhadas de ventos gélidos.

A última vez que uma posse foi transferida para o interior foi em 1985, na segunda investidura de Ronald Reagan, em condições semelhantes.

"Há uma onda ártica varrendo o país", escreveu Trump em sua rede Truth Social. "Por isso, ordenei que o discurso de posse, além das orações e outros discursos, sejam realizados na cúpula do Capitólio."

"São condições perigosas para as dezenas de milhares de agentes da lei, primeiros socorros, cães policiais e até cavalos, e centenas de milhares de apoiadores que estarão ao ar livre por muitas horas no dia 20", escreveu.

Trump também anunciou que a Capital One Arena, local que sediará seu comício nesta sábado, 18, no centro de Washington, estará aberto na segunda-feira para quem quiser acompanhar a posse ao vivo. O tradicional desfile após a posse, normalmente realizado ao longo da esplanada do Mall, também será transferido para esse local. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: