X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Lula conversa com Bill Clinton e o parabeniza por discurso na convenção Democrata nos EUA


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta quinta-feira, 22, com o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. No telefonema, o petista parabenizou o ex-presidente pelo discurso feito na convenção do Partido Democrata, que ocorreu na quarta-feira, 21, "destacando a importância do fortalecimento da democracia frente a ascensão do extremismo no mundo".

As informações foram divulgadas pelo Palácio do Planalto. O telefonema ocorreu às 16h e durou cerca de 35 minutos.

Clinton é considerado uma importante liderança do Democrata e, ontem, reforçou o apoio à vice-presidente Kamala Harris na eleição presidencial dos Estados Unidos. Citando desafios da administração do atual presidente Joe Biden, como a pandemia e a guerra na Ucrânia, Clinton afirmou que o presidente fez algo muito difícil para um político: "Ele voluntariamente desistiu do poder".

Ao falar sobre a nomeação de Kamala, ele a exaltou como uma pessoa dedicada a servir ao público em oposição a Donald Trump, que apontou como alguém que, nas suas palavras, continua dividindo e criando caos.

"Kamala Harris é a única candidata nesta corrida que tem a visão, a experiência, o temperamento, a vontade e, sim, a alegria pura, para fazer algo. Veja o que o oponente dela faz com a voz? Ele fala principalmente sobre si mesmo. Então, da próxima vez que você ouvi-lo, não conte as mentiras, conte os 'eus'", disse Clinton ontem.

No telefonema com Lula, o ex-presidente americano convidou o petista para participar de evento organizado pela Fundação Clinton sobre Mudança do Clima, que ocorrerá no final de setembro, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York. "Clinton fez referência aos avanços conseguidos pelo Brasil no combate ao desmatamento e em prol da transição energética", diz a nota divulgada pelo Planalto.

Segundo o governo brasileiro, Lula também reiterou na conversa o compromisso da gestão federal com a transição energética e com a proteção das florestas, "afirmando que pretende apresentar resultados ambiciosos para as COP 29, em Baku (Azerbaijão), e COP 30, em Belém".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: