Leão 14: Robert Prevost é o novo Papa da Igreja Católica
Nascido nos Estados Unidos, Prevost foi escolhido entre os 133 cardeais que se reuniram no conclave
Escute essa reportagem

O novo Papa da Igreja Católica é Norte-Americano: Robert Francis Prevost, nascido nos Estados Unidos, foi anunciado há pouco no Vaticano.
Ele adotará o nome de Papa Leão 14.
"Que a paz esteja com vocês", estas foram as primeiras palavras do novo Papa, ao aparecer para o público na Praça São Pedro.
O nome do americano foi informado pelo cardeal protodiácono, o francês Christophe Mamberti.
Em uma decisão surpreendente do conclave, o Vaticano tem seu primeiro pontífice dos Estados Unidos na história. Ele será o líder de 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo.

Quem é o novo Papa Leão XIV
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Robert Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez os votos perpétuos em 1981.
Formado em Matemática pela Universidade Villanova, tem mestrado em Teologia pelo Catholic Theological Union, em Chicago, e doutorado em Direito Canônico pelo Colégio Pontifício de Santo Tomás de Aquino, em Roma.
Conhecido por sua atuação missionária no Peru, nos anos 80, onde aprendeu espanhol e se aproximou dos fiéis latino-americanos da Igreja. Também é tido como mais progressista do que outros cardeais americanos, tidos como conservadores e, em muitos casos, opostos a Francisco.
Embora seja um país de maioria protestante, os Estados Unidos têm a quarta maior população católica do mundo, com 85,3 milhões de pessoas. Só ficam atrás do líder Brasil, do México e das Filipinas. Também são a segunda nação mais representada no Colégio Cardinalício, com 10 membros, ante 17 da Itália.
Apesar desse peso relativo, nunca um cardeal americano havia sido colocado entre os nomes realmente mais fortes de um conclave, e os candidatos de agora corriam por fora.
Em breve mais informações
Comentários