Leão 14: norte-americano Robert Prevost é o novo papa da Igreja Católica
Escolhido entre os 133 cardeais que se reuniram no conclave, Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos
Escute essa reportagem

O novo papa da Igreja Católica é o norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, que foi oficialmente anunciado, agora há pouco, no Vaticano, justamente no segundo dia do Conclave. É o primeiro pontífice norte-americano da história.
Como o seu antecessor, Francisco, ele é Franciscano e, por isso, deve dar continuidade ao trabalho que foi desenvolvido na Igreja Católica nos últimos 12 anos.
Prevost, que adotará o nome de Leão 14, foi apresentado pelo cardeal Dominique Mamberti em uma cerimônia tradicional, onde declarou em latim: "Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam" ("Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa").
Natural de Chicago, Prevost assumiu em 2023 o cargo de prefeito do influente Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo. Antes de se tornar sacerdote aos 22 anos, formou-se em Matemática.
PRIMEIRA APARIÇÃO
Após sua primeira aparição na sacada, o novo papa concedeu a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo) aos fiéis que se reuniram em frente à Basílica de São Pedro.
Ele ainda falou do legado de Francisco e, por isso, frisou a importância de celebrar a paz entre os povos e de uma igreja mais inclusiva, construindo "pontes".
Embora o número de votos recebidos por Prevost não tenha sido revelado, para ser eleito, ele precisava obter pelo menos 89 votos, o que corresponde a dois terços dos 133 cardeais votantes, incluindo sete brasileiros.
Comentários