Emerson Fittipaldi se candidata ao Senado da Itália
As eleições no país serão no dia 25 de setembro
Escute essa reportagem
O bicampeão de Fórmula 1 Emmerson Fittipaldi e o político Andrea Matarazzo se lançaram como candidatos ao Senado da Itália, onde haverá eleições gerais em 25 de setembro.
Os dois disputam pelo circunscrição da América do Sul, que tem direito a representação no legislativo italiano. Os partidos têm até o dia 22 de agosto para oficializar seus candidatos.
Matarazzo é filiado ao Partido Socialista Italiano, segundo a revista "Insieme". Os dois afirmam que vão defender o direito à cidadania de descendentes de italianos. Fittipaldi afirmou que pretende inscrever isso na Constituição do país, e Matarazzo afirma que é favorável ao princípio da transmissão da cidadania sem limites de geração.
Desde 2006 as eleições na Itália também têm representantes de fora do país. No dia 21 de julho, Mario Draghi apresentou renúncia ao cargo de primeiro-ministro depois que seu governo de coalizão de unidade nacional entrou em colapso.
Pelas regras, quando o bloco governista perde a maioria do Parlamento, as eleições gerais são antecipadas para definir uma nova maioria no Legislativo que irá formar o governo.
O bloco conservador é o favorito para vencer. A aliança conservadora é liderada por dois partidos de direita, Irmãos da Itália, de Meloni, e Liga, de Matteo Salvini.
Comentários