X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Donald Trump crítica gestão Biden e promete 'restaurar a competência' no governo

Republicano disse que a gestão democrata era incapaz de resolver questões domésticas, como os incêndios florestais na Califórnia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Donald Trump crítica gestão Biden e promete 'restaurar a competência' no governo
O presidente da Suprema Corte, John Roberts (à direita), administra o juramento presidencial de Donald Trump (e), enquanto o presidente cessante Joe Biden (c) observa na cerimônia realizada na Rotunda do Capitólio dos EUA, em Washington, nesta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025. Trump deverá assinar ainda hoje uma série de ordens executivas anti- imigração e favoráveis a magnatas que farão parte de seu novo governo |  Foto: SHAWN THEW/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teceu duras críticas ao governo do agora ex-presidente Joe Biden, durante discurso de posse. O republicano disse que a gestão democrata era incapaz de resolver questões domésticas, como os incêndios florestais na Califórnia.

Trump prometeu "restaurar a competência" no governo, que vinha se recusando a defender a fronteira com o México de imigrantes, de acordo com ele. O novo presidente também afirmou que o sistema educacional estava ensinando os estudantes a terem vergonha do país e que isso acaba agora. "A partir de agora, o declínio da América termina", disse.

Trump também disse que sua eleição representa um mandato do povo americano para encerrar a "traição" que ele diz ter sofrido. "Fui desafiado e testado mais que qualquer presidente da história", reclamou, ao dizer que o Departamento de Justiça não será mais usado "injustamente" contra inimigos políticos.

O republicano fez menção à tentativa de assassinato que sofreu durante a campanha. "Tentaram tirar minha liberdade e minha vida", disse. "Fui salvo por Deus para fazer a América Grande Outra Vez", ressaltou, em referência ao slogan da campanha.

Partida de helicóptero

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden embarcou em helicóptero junto com a ex-primeira-dama Jill Biden e deixou o Capitólio, após a posse do presidente Donald Trump. Como manda a tradição, eles foram acompanhados por Trump e pela nova primeira-dama Melania Trump até a porta da aeronave. Os republicanos agora acenam para o casal democrata.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: