X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Desaprovação de Trump sobe e bate 51%, com preocupações sobre economia, mostra pesquisa


Ouvir

Escute essa reportagem

A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu nos últimos dias, à medida que ele completa um mês de retorno à Casa Branca. Segundo uma pesquisa da Ipsos/Reuters, a principal preocupação dos norte-americanos são os rumos da economia, agravada pela ameaça do republicano de impor tarifas a vários países.

O levantamento, encerrado na terça-feira, 18, mostrou que a desaprovação ao governo Trump aumentou de forma expressiva, passando de 41% logo após a posse para 51% no levantamento mais recente.

Ao mesmo tempo, 44% dos entrevistados dizem aprovar o desempenho de Trump como presidente, uma leve queda em relação aos 45% registrados na pesquisa anterior, feita entre 24 e 26 de janeiro. Logo após sua posse, nos dias 20 e 21 de janeiro, a aprovação de Trump era de 47%.

A insatisfação com a economia cresceu: 53% dos norte-americanos disseram acreditar que o país está "no caminho errado", ante 43% na pesquisa anterior.

O levantamento também revelou que 54% dos entrevistados se opõem às novas tarifas sobre bens importados, enquanto 41% são favoráveis. O aumento das tarifas sobre produtos chineses tem um nível maior de apoio, com 49% a favor e 47% contra.

A aprovação da gestão econômica de Trump caiu para 39%, em comparação aos 43% registrados anteriormente.

Apesar da queda, a Ipsos destaca que a aprovação de Trump na economia ainda é superior à do democrata Joe Biden, que terminou seu mandato com 34%.

No entanto, o índice atual está bem abaixo dos 53% que o republicano registrava em fevereiro de 2017, no primeiro mês completo de seu primeiro mandato.

A política de imigração do presidente continua recebendo apoio de 47% dos entrevistados, com destaque para a promessa de intensificar as deportações de imigrantes em situação irregular.

A pesquisa foi realizada online com 4.145 entrevistados nos Estados Unidos e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: