X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

China reitera apoio ao Paquistão em meio à escalada na tensão com Índia


Ouvir

Escute essa reportagem

Em meio à escalada das tensões entre o Paquistão e a Índia, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou por telefone, neste sábado, 10, com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, reafirmando o apoio de Pequim a Islamabad na "proteção de sua soberania e dignidade nacionais".

Na ligação, o chanceler paquistanês atualizou Wang sobre a mais recente situação do conflito com a Índia. Segundo ele, o Paquistão está disposto a buscar um cessar-fogo, mas manterá vigilância total e responderá a qualquer violação de sua soberania.

"Agradecemos à China por seus esforços de mediação para alcançar um cessar-fogo e encerrar os conflitos. Estamos dispostos a manter uma comunicação próxima com a China e a comunidade internacional", afirmou.

Wang destacou que a China, como vizinha comum de Paquistão e Índia, "está preocupada" com a escalada do conflito e expressou condolências pelas baixas civis. "Acreditamos que o Paquistão responderá com calma e tomará decisões alinhadas com seus interesses fundamentais e de longo prazo", disse o ministro chinês.

Pequim instou os dois países a cessarem fogo o mais rapidamente possível e enfatizou que qualquer trégua acordada deve ser plenamente respeitada por ambas as partes, como forma de evitar novos confrontos. "Isso é do interesse do Paquistão e da Índia, favorece a paz regional e corresponde às expectativas da comunidade internacional", declarou Wang.

A China também elogiou o papel do Paquistão na luta global contra o terrorismo, afirmando que o país tem feito "contribuições importantes". Por fim, Wang manifestou confiança de que o governo paquistanês garantirá a segurança de cidadãos e instituições chinesas em seu território, mesmo diante da atual tensão regional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: