X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Câmara dos EUA aprova projeto para renomear Golfo do México para Golfo da América


Ouvir

Escute essa reportagem

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos republicanos, aprovou nesta quinta-feira, 8, um projeto de lei que renomeia o Golfo do México para Golfo da América e determina que as agências federais atualizem seus documentos e mapas para refletir a mudança.

O presidente Donald Trump já havia assinado uma ordem executiva no primeiro dia de seu mandato, estabelecendo a nova denominação. Agora, os republicanos da Câmara buscam reforçar seu apoio à medida, embora ainda não seja claro se o Senado concordará. O projeto foi aprovado por 211 votos a 206. O Golfo, que faz fronteira entre os Estados Unidos e o México, continua sendo uma questão delicada, já que a ordem de Trump só tem validade dentro dos EUA. Outros países, como o México, e organismos internacionais não são obrigados a adotar a mudança.

Os democratas reagiram, argumentando que a votação evidencia a falta de foco dos republicanos nas prioridades da maioria dos americanos. Por sua vez, os republicanos defendem que o nome atual remonta a um período anterior à fundação dos Estados Unidos, quando a influência espanhola sobre a América Central e o Caribe era predominante. Para eles, a mudança reflete a realidade atual, em que os Estados Unidos dominam a atividade econômica no Golfo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: