X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Alemanha: Merz promete fortalecer unidade europeia e laços com EUA diante de desafios globais


Ouvir

Escute essa reportagem

Friedrich Merz, provável próximo chanceler da Alemanha, prometeu priorizar a unidade europeia e a segurança do continente diante dos desafios impostos pelo novo governo de Donald Trump nos EUA e pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Apesar da divisão interna dos países europeus, há expectativas de que Merz preencha o vácuo de liderança e fortaleça as relações transatlânticas. "Todos os sinais que recebemos dos EUA indicam que o interesse na Europa está claramente diminuindo e que a disposição de se envolver no continente está em queda", afirmou Merz. "Ainda assim, espero convencer os americanos de que é do nosso interesse mútuo manter boas relações transatlânticas."

O líder da União (CDU/CSU), que venceu a eleição nacional com 28,5% dos votos, precisa formar uma coalizão com os social-democratas do SPD, de Olaf Scholz. Merz descarta alianças com o partido de extrema-direita AfD, apesar da segunda colocação do grupo. Advogado de formação, teve sua ascensão política interrompida nos anos 2000 por Angela Merkel, que o descreveu como "um orador brilhante" e admitiu que a ambição de ambos foi um obstáculo. "Nós dois queríamos ser o chefe", escreveu em sua autobiografia Liberdade.

Após deixar o Parlamento em 2009, Merz atuou como advogado e presidiu o conselho da BlackRock na Alemanha. Retornou à política em 2018 e, após duas derrotas internas, assumiu a liderança da CDU em 2021. Durante a campanha, defendeu fortalecer a economia e endurecer as leis de imigração após um ataque cometido por um migrante em Aschaffenburg. Sua moção parlamentar para barrar mais migrantes foi aprovada com votos do AfD, gerando críticas e acusações de colaboração com a extrema-direita, o que ele nega.

Natural de uma região rural, Merz é descrito como "pé no chão" e defensor de valores conservadores. Casado com a juíza Charlotte Merz, tem três filhos adultos. Piloto amador, ele costuma voar de sua casa em Sauerland até Berlim. Fonte: Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: