Agência dos EUA aprova medicamento antiobesidade para reduzir riscos cardíacos
Medicamento foi aprovado para reduzir o risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em adultos
Escute essa reportagem
A agência que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, que é conhecida como FDA, aprovou que um mediacamento contra a obesidade seja usado, pela primeira vez, para ajudar a prevenir doenças cardíacas graves. As informações são do site Exame.
A decisão da agência pode tranformar a vida de aproximadamente 70% dos adultos norte-americanos que, segundo a FDA, têm obesidade ou sobrepeso. Assim, aumentam o número de pessoas elegíveis para que seus planos de saúde cubram esses medicamentos caros e efetivos.
"Esta população de pacientes tem um risco mais alto de morte cardiovascular, ataques do coração e acidente vascular cerebral. Dar uma opção de tratamento que está comprovada para a redução do risco cardiovascular é um avanço maior para a saúde pública", disse, em comunidado, John Sharretts, diretor da divisão de diabetes, obesidade e desordens lipídicas da FDA.
A aprovação foi baseada em um estudo clínico realizado em vários países, que envolveu cerca de 17.500 pacientes. No grupo que recebey o medicamento, a possibilidade de um acidente cardiovascular mais grave foi 20% menor.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários