X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Zé Trovão apresenta projeto de lei para proibir camisa vermelha da seleção

PL visa tornar obrigatório a utilização das cores oficiais da Bandeira Nacional pelas entidades públicas ou privadas que representem o Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Zé Trovão apresenta projeto de lei para proibir camisa vermelha da seleção
Em sua justificativa, Zé Trovão diz que a Bandeira representa aspectos históricos e culturais do Brasil |  Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/09-05-2023

O deputado Zé Trovão (PL-SC) apresentou nesta terça-feira, 29, um projeto de lei (PL) para impedir a seleção brasileira de utilizar um uniforme vermelho. O parlamentar está entre os políticos que se manifestaram publicamente contra a possibilidade. A cor está associada a partidos e correntes de esquerda. Agora, a proposta será analisada pela Câmara.

O PL visa tornar obrigatório a utilização das cores oficiais da Bandeira Nacional (verde, amarelo, azul e branco) pelas entidades públicas ou privadas que representem o Brasil em eventos nacionais ou internacionais, como competições, feiras e congressos.

O não cumprimento da legislação pode ser punido com suspensão de repasses públicos ou impedimento de representar o País de maneira oficial por até quatro anos.

Em sua justificativa, Zé Trovão diz que a Bandeira representa aspectos históricos e culturais do Brasil e afirma ser fundamental que as organizações que representam o País carreguem consigo a simbologia, além de “reforçar a coesão e o patriotismo” e “valorização da imagem do Brasil no exterior”.

“É importante destacar que esta proposta não busca padronizar ou engessar a identidade visual das instituições, mas sim assegurar que, quando em nome do Brasil, estejam alinhadas com os símbolos que nos representam perante o mundo. Trata-se de um ato de reverência e valorização dos elementos que compõem o nosso patrimônio simbólico”, diz trecho do projeto de lei.

Brasil de vermelho?

A seleção brasileira deve utilizar o vermelho em vez do tradicional azul em seu uniforme 2 para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, México e Estados Unidos. Segundo o site Footy Headlines, famoso por “vazar” camisas de futebol antes do lançamento, o uniforme 2 do Brasil também levará o logo da Jordan no lugar da logo da Nike, fornecedora de material esportivo do Brasil.

O uso do vermelho vai contra o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Contudo, o regimento diz que a utilização de outras cores dependem da aprovação da própria entidade.

“Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF (...), não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o estatuto.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: