X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

WSL muda formato do Circuito Mundial de Surfe e terá campeão definido por ranking


Ouvir

Escute essa reportagem

A WSL divulgou, nesta sexta-feira, que a partir de 2026 o campeão do Circuito Mundial de Surfe não será mais decidido em uma etapa Finals, onde os cinco melhores surfistas do Tour se enfrentam no formato mata-mata. O título volta a ser definido via ranking cumulativo durante a temporada.

Outra mudança acontece com a tradicional etapa de Pipeline, no Havaí, que retoma o posto de última prova do ano, assim como na década passada. O fim das repescagens durante as etapas e o aumento de mulheres também se destacam.

Foram divulgadas também outras alterações no formato. Oficialmente, a entidade vai deixar de lado o calendário atual, que segue de janeiro a setembro. Com o novo calendário começando em abril e indo até o mês de dezembro. Além da inversão dos meses, a temporada regular passa a ter nove eventos disputados com 36 homens e 24 mulheres. As duas etapas seguintes, que antecedem Pipeline, reduzem o número para 24 e 16, respectivamente. Os oito melhores homens e mulheres seguem para a prova havaiana.

“Essas mudanças representam uma nova era para a WSL... Ao trazer a final de volta ao North Shore e inovar estrategicamente o formato, estamos celebrando o legado do surfe e criando o palco ideal para os momentos mais inesquecíveis do esporte”, celebrou Ryan Crosby, CEO da WSL.

O calendário da Championship Tour será aberto com as três provas australianas: Bells Beach, Margaret River e Snapper Rocks. Na sequência, os surfistas viajam para Punta Roca, em El Salvador, e desembarcam no Brasil, para a etapa de Saquarema, no Rio.

Jeffreys Bay, na África do Sul, Teahupo’o, no Taiti, Cloudbreak, em Fiji, e Lower Trestles, nos Estados Unidos, concluem a temporada regular. As etapas decisivas acontecem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Peniche, em Portugal, e termina em Pipeline Masters, também nos Estados Unidos. Datas e horários ainda não foram divulgados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: