X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Vizinhos e rivais: conheça times que têm estádios e CTs ‘colados’ aos de seus adversários


Ouvir

Escute essa reportagem

Alguns clubes de grande rivalidade no futebol no Brasil e no exterior vivem uma situação curiosa. Não faltam exemplos de rivais que possuem centros de treinamentos, ou mesmo estádios, bem próximos uns dos outros.

Imagem ilustrativa da imagem Vizinhos e rivais: conheça times que têm estádios e CTs ‘colados’ aos de seus adversários
CT do São Paulo na Barra Funda fica "colado" ao do Palmeiras. Foto: Divulgação/São Paulo

Palmeiras e São Paulo

São Paulo e Palmeiras se encaixam nesse cenário. Os centros de treinamentos dos adversários paulistas são separados por apenas um muro. Os CTs estão localizados no bairro da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Torcedores, inclusive, brincam com a situação e comparam com o Muro de Berlim.

Em 2016, o Palmeiras realizou uma reforma no CT, aumentando muros que separam o espaço do CT do São Paulo. Antes disso, casos de “espionagem” marcaram os rivais paulistas. O treinador Luiz Felipe Scolari e o auxiliar técnico são-paulino Milton Cruz, por exemplo, foram flagrados em algumas oportunidades bisbilhotando os treinamentos dos adversários.

O novo muro erguido pelo Palmeiras também impossibilitou espionagens de profissionais da imprensa, o que acontecia com certa frequência.

Guarani e Ponte Preta

No futebol brasileiro, estádios de rivais também passam por essa situação de “inimigo íntimo”. Em Campinas, o estádio do Guarani, o Brinco de Ouro da Princesa, e o da Ponte Preta, o Moisés Lucarelli, ficam a apenas 750 metros de distância.

Remo e Paysandu

Em Belém, a Curuzu, casa do Paysandu, e o Baenão, estádio do Remo, estão localizados na mesma avenida, a Almirante Barroso. Os dois rivais, porém, costumam atuar com frequência no Estádio Mangueirão.

Os rivais de Avellaneda

No exterior, equipes de enorme rivalidade estão muito próximas. Na Argentina, os estádios Libertadores da América, do Independiente, e o Presidente Perón, do Racing, são separados somente por um campo de treinamento. São cerca de 350 metros de distância.

Liverpool e Everton

Em Liverpool, na Inglaterra, o Anfield Road, casa dos Reds, está a apenas 1.100 metros do estádio do Everton, o Goodison Park. Na Sérvia, os estádios de Partizan e Estrela Vermelha são “vizinhos” (cerca de 700 metros de distância).

Dundee: FC x United

Já na Escócia, os rivais Dundee FC e Dundee United possuem estádios na mesma rua, a Tannadice Street, separados por 100 metros. O Dundee FC atua no Dens Park, enquanto o rival recebe os torcedores no Tannadice Park.

Paris

Na capital francesa, o acesso do Paris FC à divisão de elite vai reacender a rivalidade com o Paris Saint-Germain. Os dois estádios são vizinhos de rua. Basta atravessar a rue Claude Farrère para sair do Parque dos Príncipes e chegar ao Estádio Jean Bouin.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: