‘Taylor Swift Bowl’: como cantora foi de torcedora do Eagles a talismã e namorada de ídolo do Chiefs
Escute essa reportagem
“Com minha camiseta dos Eagles pendurada na porta.” A letra da canção Gold Rush, de Taylor Swift, lançada em 2020, faz menção ao time da Filadélfia, que encara o Kansas City Chiefs neste domingo, no Super Bowl 59. “Havia um debate nas redes sociais se a letra da música seria sobre a banda (Eagles) ou o time. Pessoal, eu cresci na Filadélfia, é claro que é o time”, brincou durante uma apresentação da Eras Tour, em 2023. Cinco anos depois, a “Loirinha”, por ironia do destino, estará torcendo contra o time de coração.
Como isso aconteceu? Desde 2023, poucos meses após revelar oficialmente o motivo por trás da letra de sua música em referência ao Philadelphia Eagles, Taylor começou a namorar Travis Kelce, tight-end do Kansas City Chiefs. Em julho de 2023, o jogador disse, em seu podcast New Heights, que tentou entregar uma pulseira da amizade para a cantora, com o seu número, mas não conseguiu.
Dois meses depois, Taylor foi flagrada no camarote do Arrowhead Stadium, casa dos Chiefs, ao lado da família do jogador. Desde então ela tem sido presença constante nos jogos da franquia. Com ela, Kansas City ainda não perdeu na pós-temporada e chega para a disputa de seu terceiro Super Bowl consecutivo – podendo conquistar um tricampeonato inédito na era Super Bowl.
Taylow Swift está na maioria dos jogos dos Chiefs, a exceção sendo os confrontos com os Eagles. Neste domingo, em Nova Orleans, Lousiana, será a primeira vez que a cantora assiste, do estádio, um confronto entre seu “ex-time” e o atual. Por serem de conferências opostas, Kansas City e Philadelphia se enfrentam com uma frequência menor e, em 2023, a cantora estava com sua turnê no Brasil quando as franquias se enfrentaram pela temporada regular.
Os swifties podem estar do nosso lado, então”, brincou Saquon Barkley, running back de Philadelphia, sobre a troca de time da cantora. Desde que começou o namoro, Taylor abandonou as referências ao Eagles de sua vida, mesmo que seu cunhado, Jason Kelce, seja um ex-jogador da franquia – se aposentou no início desta temporada. Antes, ela já havia utilizado camisas da equipe em suas apresentações e no dia a dia. Tudo isso para acompanhar Travis ao longo da temporada regular e playoffs da NFL.
“É melhor eu fazer a minha parte, certo? Se ela está por aí, sendo a superestrela que é, nunca aceitando um não como resposta e sempre se dedicando ao máximo, então é melhor que eu esteja à altura dessa energia”, afirmou Kelce, nesta semana. Ao lado da cantora, o tight-end conquistou dois títulos da Conferência Americana (AFC) e um Super Bowl, contra o San Francisco 49ers, no último ano.
“Acho ótimo tê-la (Taylor Swift) como parte disso. Isso cria um burburinho, cria outro grupo de jovens fãs, especialmente mulheres jovens, que estão interessadas em ver. ‘Por que ela está indo para este jogo? Por que ela está interessada neste jogo?’”, disse Roger Goodell, comissário da NFL, em entrevista coletiva antes do último Super Bowl. “Ter o ‘Efeito Taylor Swift’ é positivo. Tanto Travis quanto Taylor são jovens maravilhosos e parecem muito felizes. Ela sabe muito sobre entretenimento e é por isso que adora o futebol americano da NFL.”
Revanche de um lado, tricampeonato do outro
Dois anos depois, Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles voltam a estar frente a frente em um Super Bowl. Neste ano, as franquias se enfrentam no Caesars Superdome, em Nova Orleans, Louisiana, na 59ª edição da final da National Football League (NFL), em busca da glória na principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. A partida acontece a partir das 20h30 (de Brasília) e tem transmissão da RedeTV!, ESPN, Disney+ e DAZN no Brasil.
Há dois anos, em Phoenix, Arizona, foram os Chiefs quem se deram melhor no Super Bowl 57. Na ocasião, a franquia conseguiu virar a partida, após ir para o intervalo em desvantagem no placar. Patrick Mahomes, quarterback de Kansas City, também foi eleito Jogador Mais Valioso (MVP) na decisão, com três passes para touchdown na vitória por 38 a 35.
Se for campeão, os Chiefs igualarão o feito do Green Bay Packers, que conquistou duas vezes o tricampeonato (1929-1931 e 1965-1967), mas apenas um desses títulos (1967) se deu na era Super Bowl. Com isso, os Chiefs serão a primeira franquia a conquistar três Super Bowls consecutivos.
Esse é também o quinto Super Bowl que os Chiefs disputam desde que Mahomes assumiu a titularidade da franquia, em 2018. São três títulos e apenas uma derrota. No Super Bowl 56, o ataque, com lesões em sua linha ofensiva, foi anulado pela defesa do Tampa Bay Buccaneers na derrota por 31 a 9. É até hoje a derrota mais dolorida para o quarterback.
Comentários