X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

STJD define data de julgamento do pedido de Corinthians e Vasco da semifinal da Copa do Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga nesta sexta-feira o pedido de Corinthians e Vasco pela manutenção do calendário previsto inicialmente para as semifinais da Copa do Brasil. A CBF acatou um pedido de Atlético-MG e Flamengo para adiar as partidas de 17 de outubro para os dias 19 e 20 do mesmo mês.

O processo foi pautado pelo Pleno, a instância máxima do STJD, para a sessão que ocorre a partir das 10h. O relator será Maxwell Borges de Moura Vieira, vice-presidente do Pleno. O representante da CBF será o diretor de competições, Julio Avellar. Outros sete casos também serão julgados neste dia.

Originalmente, os jogos de volta estavam marcados para 17 de outubro, mas foram adiados para o dia 20 por causa da Data Fifa e do calendário da Conmebol. A esperança de Corinthians e Vasco é de que o Tribunal restabeleça as datas da Copa do Brasil previamente acordadas pela CBF. Segundo apurou o Estadão, a diretoria corintiana descarta ir à Justiça comum. O clube carioca considera até mesmo o dia 16 para realizar seu jogo.

Tanto Corinthians quanto o Vasco entendem que Flamengo e Atlético-MG saem beneficiados com a mudança. Eles se baseiam no artigo 11 do capítulo 3 do Regulamento Geral de Competições (RGC), referente às "Disposições Técnicas". O tópico estabelece que "a convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus Clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições".

Ainda de acordo com o RGC, no artigo 13, é definido que "as tabelas das competições somente poderão ser modificadas, por solicitação da parte interessada", descritas como "clube mandante, a federação mandante e a emissora detentora dos direitos de transmissão".

Em nenhum dos casos, o Flamengo poderia solicitar oficialmente uma mudança de data, assim como o Atlético-MG, que joga a segunda partida com o Vasco em São Januário, no Rio. Ao divulgar o calendário com as novas datas, a CBF afirmou ter conversado com os clubes. Corintianos e vascaínos afirmam que a alteração ocorreu sem a anuência de ambos.

QUAL TIME TEVE MAIS JOGADORES CONVOCADOS?

A Data Fifa termina em 15 de outubro, dois dias antes de quando o Flamengo visitaria o Corinthians. Isso faria com que o clube carioca tivesse menos de 48 horas para recuperar os atletas que viajaram. Sete atletas do Flamengo foram convocados: Fabrício Bruno e Gerson (Brasil), De La Cruz, Arrascaeta e Varela (Uruguai), Pulgar (Chile) e Gonzalo Plata (Equador).

Do Atlético-MG, foram chamados Junior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador) e Eduardo Vargas (Chile). Guilherme Arana chegou a ser chamado por Dorival Júnior, mas foi cortado por lesão. É a mesma quantidade de corintianos: Félix Torres (Equador), José Martínez (Venezuela) e Ángel Romero (Paraguai). Do Vasco, apenas Pumita Rodríguez (Uruguai) foi convocado.

O caso do time mineiro foi amparado também no fato de que a equipe jogaria com o Fortaleza no dia 20, pelo Brasileirão, o que faria com que ocorressem três partidas em menos de seis dias, em três cidades diferentes, caso o confronto da Copa do Brasil fosse marcado para o dia 17. O presidente do Vasco, Pedrinho, afirma que o time cruz-maltino já foi obrigado a entrar em campo em situação semelhante.

Com a mudança, o Atlético-MG joga em Fortaleza, pelo Brasileirão, dia 16; no Rio, pela Copa do Brasil, dia 19; e em Belo Horizonte, pela Libertadores, contra o River Plate, dia 22. São três jogos, em três cidades, mas no intervalo de sete dias.

CBF DEFENDE SEMIFINAIS NOS DIAS 19 E 20

Segundo ofício publicado pelo diretor de competições da CBF Julio Avelar, "o regulamento geral prevê que clubes, dirigentes e atletas, ao participarem de competições organizadas pela CBF, reconhecem plenos poderes à entidade para deliberar sobre "eventuais problemas e demandas que possam surgir no decurso das competições".

No documento, o dirigente afirma ainda que "recebeu o aval da detentora dos direitos de transmissão para alterar as datas das semifinais da Copa do Brasil", e que a entidade "deseja reproduzir a experiência bem-sucedida com a modificação dos jogos das fases finais do torneio para o fim de semana", assim como ocorreu com a final em 2023.

SEMIFINAIS DA COPA DO BRASIL

2 de outubro

Atlético-MG 2 x 1 Vasco

Flamengo 1 x 0 Corinthians

19 de outubro

16h - Corinthians x Flamengo

20 de outubro

18h30 - Vasco x Atlético-MG

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: